Kirby's Epic Yarn
Docinho cor-de-rosa.
No evento que organizou em Lisboa, a Nintendo não falou só da sua nova coqueluche e mais recente membro da família, a 3DS, falou também sobre a Wii e sobre os principais títulos que vão ser lançados no futuro, começando em Setembro e prolongando-se até ao próximo ano. Entre regressos de séries míticas e de destaque temos aquela que pode ser considerada a maior surpresa do ano e que pode vir a provar-se um título de destaque caso consiga ultrapassar alguns estigmas inevitáveis que eventualmente vão surgir.
Numa altura em que a Nintendo nada mais parece saber fazer do que surpreender, tivemos durante a sua conferência E3 o anunciar de um jogo protagonizado pelo famoso kirby. Com o nome completo de Kirby’s Epic Yarn, este é um jogo que pode surpreender os mais desprevenidos e não só os aficionados Nintendo de longo prazo. Kirby está de regresso às plataformas caseiras no género plataformas e a Good Feel, Inc. está cheia de entusiasmo e força para realizar um título digno de acompanhar os mais bem referenciados jogos da plataforma.
Numa altura em que tudo parece remeter-se para processos intermináveis de quem copia quem e o próximo segue a copiar e durante a qual alguns precisam de se afirmar como complexos como se isso fosse sinónimo máximo de estonteante qualidade, Kirby’s Epic Yarn parece pronto para mostrar como a simplicidade pode triunfar neste meio de entretenimento.
Na verdade, o novo jogo de Kirby espanta de tal forma que não podemos deixar de nos perguntar como é possível que algo assim não tenha sido ainda feito, pelo menos a esta escala. À nossa disposição tivemos três níveis, sendo o terceiro o confronto contra um enorme dragão. Para mostrar como tudo é tão simples e que essa é a sua essência na procura de diversão, em Epic Yarn apenas precisamos de dois botões para jogar.
Todo o jogo tem a sua característica que o define, que marca a jogabilidade e sobre a qual esta se desenrola e esse elemento nuclear que se interliga com as restante componentes é a chave de toda a experiência. Aqui surge através da capacidade de Kirby em usar um laço de lã com o qual pode praticamente fazer tudo no jogo, desde ultrapassar obstáculos no cenário e até para o alterar, e também para derrotar inimigos. A este elemento base temos ainda um outro, a capacidade de Kirby em alterar a sua forma podendo assumir a forma de um balão para planar entre plataformas, de um carro para andar mais depressa, de um submarino para as zonas debaixo de água e ainda a de um peso quando atacamos um inimigo na vertical.