Kojima está interessado em jogos de terror para a realidade virtual
Criador procura despertar sentimentos únicos nas pessoas.
Antes da sua apresentação no DICE Summit 2016, Hideo Kojima foi entrevistado pelo IGN onde disse que está interessado em desenvolver projectos de realidade virtual dentro do género de terror.
"Estive interessado na realidade virtual há uns tempos," contou Kojima. "Há uns anos experimentei os primeiros kits de desenvolvimento, mas sofria muito com os enjoos do 3D, por isso não pude fazê-lo".
"Pensei 'Nem pensar que vou fazer algo para isto. Vou passar os dias todos a vomitar. Não vale a pena.' Mas agora com a tecnologia mais recente, sinto mais confiança para desenvolver algo," acrescentou ele.
No entanto para Kojima o mais entusiasmante da realidade virtual é a oportunidade de fazer algo que antigamente não era possível nos jogos tradicionais, principalmente relacionado com os jogos de terror.
"Os shooters são sempre divertidos," comentou Kojima. "Mas estou mais interessado, por exemplo, em despertar sentimentos nas pessoas que são únicos da realidade virtual. Alguns sentimentos, talvez de desagrado ou terror. Mas não é o tipo de terror que obtens com coisas grotescas ou sangrentas, mas sim um tipo de terror diferente."
"Por exemplo, digamos que quando colocas o dispositivo de realidade virtual está muita gente ali, pessoas com que tu não estás familiarizado," explicou ele. "Não te dizem quem tu és, e porque é que estás ali. Isso por si só é assustador. Faz com que queiras desviar o olhar. Por exemplo, quando desvias o olhar vês alguém a entrar na sala. Não precisas de explicar nada. Isso é algo completamente diferente e a possibilidade de poderes criar isso é muito interessante."
"Mas o mais interessante, suponhamos que esta mesa onde eu estou sentado está na realidade virtual. Antes de colocar o dispositivo, não está aqui mesa nenhuma. Eu coloco o dispositivo e a mesa está aqui. No teu cérebro estás consciente que não está aqui nada, mas no momento em que colocas o dispositivo ela está aqui. Na teoria, devias poder levantar-te porque não está aqui mesa nenhuma, mas tu não és capaz de te levantar. Isto é algo que ainda não existe nos videojogos."
Kojima admitiu que a tecnologia terá alguma dificuldade para apelar às massas, principalmente devido ao tamanho e aspecto dos actuais dispositivos de realidade virtual, no entanto ele acredita que no futuro e à medida que a tecnologia vá avançando os dispositivos sejam mais confortáveis e práticos.
Kojima contou também que gostaria de voltar a trabalhar com o actor Norman Reedus, com quem se reuniu há pouco tempo.