Kojima fala sobre futuro dos videojogos
Estará no cloud e realidade aumentada.
Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid, participou numa conferência na Universidade da Califórnia do Sul, onde comentou, perante as perguntas da assistência, que o futuro dos videojogos passa pelo fortalecimento dos serviços cloud e da realidade aumentada, se bem que o criativo japonês não sabe muito bem que caminho tomarão estas tecnologias.
Durante a conversa, Kojima aproveitou para explicar a sua rotina de trabalho, destacando que dorme apenas quatro horas, uma vez que o resto do dia está ocupado a trabalhar e a participar em reuniões. Algo que como o próprio Kojima reconheceu, acaba por relegar certas vezes a sua família para segundo plano. No entanto, o criativo sublinhou que tenta sempre que possível deixar os seus fins de semana livres para poder estar com a sua família.
Entre as histórias contadas, Kojima referiu que um dia o seu filho foi ao escritório e encontrou peças de LEGO que a equipa usa muitas vezes para ter uma visão física sobre o que estão a trabalhar; algo que fez com que o seu filho regressasse a casa dizendo à sua mãe que, "O pai brinca com LEGO o dia todo."
Sobre as diferenças de design existentes entre o Oriente e o Ocidente, Kojima comentou que um jogador oriental precisa de começar um jogo trancado num quarto onde a partir daí se vão abrindo as portas que dão acesso às áreas adjacentes, onde poderão haver espaços maiores; enquanto que um jogador ocidental pode começar o jogo no meio de uma selva e sentir-se confortável com todo esse espaço e liberdade de exploração.
Por fim Kojima aproveitou para enfatizar a imagem do diretor de videojogos completamente comprometido com o seu trabalho, que sente a necessidade de fazer tudo durante a criação do jogo, incluindo o guião, os aspetos artísticos, a história e a jogabilidade. Para ele, este sim é o verdadeiro designer.