Kojima fala sobre globalização dos jogos
Critica os produtores japoneses.
Hideo Kojima, uma das figuras mais conhecidas nesta indústria, falou numa entrevista com a revista Famitsu sobre a globalização dos videojogos.
O criador de Metal Gear Solid começou por criticar os produtores japoneses que tentam ocidentalizar os seus jogos, perguntando, "Precisamos realmente de obter sucesso mundial?".
"Toda gente fala do Ocidente, mas ninguém pensa no que realmente tem de ser feito para obter sucesso. Ficamos obcecados quando pensamos em antigos sucessos mundiais com os jogos e anime, mas nenhum desses sucessos tem importância atualmente."
Kojima continuou, "É difícil sentir isto quando estás no Japão, mas existe uma lacuna a abrir entre o Ocidente em termos de pureza de qualidade."
Qual a solução então? Kojima responde. "Existem muitos produtores com talento no Ocidente, mas não podes contratá-los a não ser que gastes dinheiro... é a diferença entre aquilo que pagas uma estrela de Hollywood e uma estrela dos filmes japoneses."
A diferença de gostos que existem entre o Japão e Ocidente também são importantes para Kojima.
"Explicando de uma forma extrema, os americanos gostam de jogos em que tens uma arma e disparas contra Aliens. Se não percebes porque razão isso é divertido, então não devias fazer jogos para o mercado mundial."
"Os japoneses podem dizer 'Porque razão Aliens', mas os americanos contra atacam dizendo 'O que são estes jogos com rapazes com um ar feminino a lutar no Japão com espadas gigantes?"
"Não é uma surpresa que a audiência alvo para muitos jogos está a ficar tão compartimentalizada."