Kojima sobre direção dos criadores Japoneses
Não se devem focar unicamente no Japão.
Na mesma entrevista com o CVG na qual revelou acreditar que jogos sociais e core vão-se convergir, Hideo Kojima confessou acreditar que os criadores Japoneses precisam de olhar para fora do Japão na sua altura de inspiração.
Para o homem da Konami isto é um problema que não diz respeito só aos jogos mas também aos filmes e novelas.
"Uma coisa sobre o Japão, e isto não é só nos jogos, é que as coisas feitas no Japão tem basicamente como alvo o Japão, seja jogos, filmes ou novelas. A maldição no Japão é que muito media é feito para o Japão e só o Japão - vais ao cinema e é só filmes Japoneses."
"A minha geraão está agora a ser exposta a um vasto leque de influências, é por isso que o que quero criar está um pouco mais ligado ao que as pessoas no Ocidente vão gostar. Gosto mesmo de todas as coisas que estão a ser feitas no Ocidente."
"Quando venho a eventos como a E3 e vejo os anúncios e vou à Comic-Con, adoro todas as apresentações, portanto tenho mesmo andado a pensar que nasci no país errado."
Kojima revelou ainda que está a trabalhar num novo jogo que contém problemas reais do mundo que gostaria de abordar e que este vai incorporar elementos sociais.