Konami explica porque não usou o tema principal da saga Metal Gear Solid em MGS4
Acusações de plágio fizeram a companhia voltar atrás.
Numa entrevista com a revista norte-americana EGM, Norihiko Hibino, compositor de Metal Gear Solid, revelou que o tema principal da saga foi retirado de Metal Gear Solid 4 devido a acusações de plágio.
Hibino conta que, "A verdade é que a Konami teve problemas legais com uns compositores Russos que disseram que nós lhe tínhamos roubado a musica deles. Na verdade não roubámos a música deles. Mas a Konami ficou sensibilizada com a situação e decidiu não usar a música no jogo."
Os compositores Russos que não chegaram a identificar-se, alegavam que a música principal da série tinha sido roubada do compositor russo Georgy Sviridov, mais concretamente da música "Pushkin's Garland" de 1974.
O tema principal de Metal Gear Solid é creditado ao compositor Tappi "TAPPY" Iwase, e estreou-se pela primeira vez em 1998 no lançamento do jogo para Playstation Metal Gear Solid.
Em baixo podem ver o vídeo onde o pessoal da revista russa "Igromania" confronta Hideo Kojima com a música russa. Plágio ou pura coincidência? Nunca iremos saber.