Lançamento de Payday 3 foi um caos
Estúdio quer recuperar a confiança dos jogadores.
O lançamento de Payday 3, o muito aguardado jogo com temática de assaltos, deparou-se com problemas graves nos servidores durante o fim de semana da sua estreia, deixando muitos jogadores sem acesso ao jogo. Payday 3 foi lançado na passada quinta-feira para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, incluindo a disponibilidade no Xbox Game Pass. No entanto, à medida que a base de jogadores aumentava, o jogo enfrentou uma série de problemas.
A Starbreeze, a empresa responsável pelo desenvolvimento de Payday 3, manifestou o seu desagrado pela forma como decorreu o lançamento do jogo. A culpa foi atribuída a um serviço externo de matchmaking não revelado, que foi responsável pela instabilidade do jogo. A Starbreeze referiu que houve um "erro inesperado" no software de matchmaking que não foi capaz de lidar com o fluxo de jogadores, o que acabou por resultar numa situação irrecuperável para o serviço de matchmaking.
Foram feitos esforços para resolver os problemas através da implementação de uma nova versão do software do servidor em todas as regiões, o que levou a uma melhoria do desempenho. Infelizmente, uma atualização do software no final do dia de domingo reintroduziu a instabilidade na infraestrutura de criação de partidas.
Apesar dos problemas, Payday 3 conseguiu atrair um pico de 218.250 jogadores durante o fim de semana, com 1,3 milhões de jogadores únicos a experimentar o jogo desde o seu lançamento. A Starbreeze sublinhou que estes problemas surgiram devido ao rápido fluxo de novos jogadores, um fator não previsto durante as fases de acesso antecipado e de testes.
Para resolver os problemas imediatos, a prioridade da Starbreeze é melhorar a experiência do jogador. A longo prazo, está a avaliar a possibilidade de estabelecer uma parceria com um novo serviço de matchmaking e reduzir a dependência de Payday 3 dos serviços online.
Os jogadores podem manter-se atualizados sobre o estado dos servidores de Payday 3 através da conta do jogo no X, onde têm sido fornecidas atualizações frequentes nos últimos dias.
Tobias Sjögren, Diretor Executivo da Starbreeze, mostrou-se confiante em relação à qualidade e ao conteúdo principal de Payday 3, apesar dos problemas no lançamento. Reconheceu a necessidade de reconstruir a confiança da comunidade e comprometeu-se a trabalhar com afinco para atingir esse objetivo.