Legend Bowl - estética retro numa forte simulação
Gameplay repleto de complexidade.
Legend Bowl é uma inesperada amostra do atual panorama na indústria dos videojogos, pois mostra-nos uma produtora indie a tentar ombrear com uma gigante da indústria. O mais empolgante é precisamente isso, compreender que vivemos uma era na qual é possível um grupo de jogadores descontentes com o trabalho de uma companhia e tentar fazer o que sente estar em falta.
A ideia apresentada pela Super Pixel Games e a Top Hat Studios nasceu da vontade de escapar a uma realidade na qual Madden NFL da EA Sports é a única opção para os fãs deste desporto, e se a componente estética revela um projeto humilde, tudo o resto mostra uma forte compreensão da NFL. É um olhar altamente detalhado a este desporto.
Esta equipa diz que passou anos a sentir que a EA Sports não está a progredir e inovar a série Madden, pois está focada nas micro-transações, o que a motivou a começar a desenvolver Legend Bowl. Pensado como uma espécie de sucessor espiritual de Tecmo Bowl, este projeto torna-se numa espécie de híbrido pois todas as funcionalidades e foco estão na simulação. O resultado é um jogo com enorme profundidade e que poderá facilmente apaixonar os maiores adeptos.
Apesar do aspecto não o sugerir, este é um jogo complexo e fui forçado a passar pelo tutorial, treinos e passar tempo a aprender todos os elementos do gameplay, especialmente devido às táticas que podes usar e às variações nos controlos de acordo com a função do jogador que controlas. Legend Bowl é realmente complexo e poderá tornar-se assustador numa fase inicial. No entanto, investir tempo para aprender controlos e mecânicas que recriam a NFL poderá resultar numa experiência divertida.
Seja através do Exhibition Mode, Tournament Mode ou Franchise Mode, terás uma forte dose de NFL altamente personalizável, desenvolvida por pessoas que adoram este desporto para pessoas que vivem este desporto. O Franchise é uma boa forma de demonstrar o quão dedicados à simulação foram estes produtores. Com 32 equipas que podes personalizar, simula a temporada NFL com imensos parâmetros para gerir, dentro e fora do relvado. É possível criar um treinador, escolher e personalizar uma equipa, simular ou jogar cada partida, ler as principais notícias e gerir todos os aspectos do negócio para obter mais dinheiro. Isto permite contratar melhores jogadores e obter mais adeptos.
Os visuais sugerem uma experiência arcada e frenética, mas Legend Bowl é o oposto disso. Aposta a sério na simulação com mecânicas como escolha de táticas, e a precisão necessária para executar passes ou interceções, sem esquecer a necessidade de saber correr pelo relvado fora, tornam Legend Bowl num jogo incrivelmente exigente. É uma espécie de Madden com visuais retro, mas com um conjunto de mecânicas e funcionalidades que transformam o gameplay com muita estratégia.
Parte do encanto deste Legend Bowl foi sentir o choque inicial ao perceber que não é um jogo arcada, e que perante esta exigente simulação teria de dedicar tempo a aprender tudo. Quanto mais jogas, mais familiar ficas com os controlos, com as táticas e as estratégias, o que se torna recompensador. Mesmo sem a autenticidade das licenças ou sem a espetacularidade visual da série da EA, Legend Bowl é um jogo que poderá surpreender os adeptos ou curiosos da NFL.
Apesar da estética sugerir algo ao estilo de Tecmo Bowl e uma experiência arcada, Legend Bowl é uma inesperada aposta na simulação, que usa o seu visual 16-bits para uma mistura de nostalgia com os pés bem assentes na atualidade. Apesar de conseguir divertir quem percebe da NFL ou deseja dedicar o tempo a aprender, com o foco nas estatísticas e simulação, ainda lhe falta algum refinamento e melhorias para se tornar no que realmente deseja ser. Talvez numa sequela.
Prós: | Contras: |
|
|