Passar para o conteúdo principal

Lego Horizon Adventures preview - action RPG super divertido

A Guerrilla dá o seu toque às experiências LEGO.

Crédito da imagem: PlayStation

Lego Horizon Adventures junta-se a Astro Bot e Helldivers 2 para mostrar uma nova PlayStation, que vive agora uma era na qual procura tornar-se multifacetada. Após anos de críticas que se tratava apenas de uma produtora de jogos cinematográficos de ação na terceira pessoa, a PlayStation Studios começou a diversificar as suas apostas. Como Astro Bot demonstrou, jogos de plataformas e títulos para a família também fazem parte dos objetivos, algo ao qual poderás juntar Lego Horizon Adventures.

A Guerrilla Games voltou a colaborar com a LEGO Group para desenvolver um produto para fãs de todas as idades e Lego Horizon Adventures é isso mesmo, um olhar a Horizon Zero Dawn que pode ser jogado por pessoas de todas as idades e até por pessoas que nem sequer jogam habitualmente videojogos.

O elemento cooperativo torna-o propício para sessões com filhos e outros familiares, enquanto o bom humor transforma uma narrativa dramática sem a banalizar. Pelo menos foi essa a sensação que tivemos ao jogar uma hora de Lego Horizon Adventures a convite da PlayStation Portugal.

Um olhar cómico a Horizon Zero Dawn

Lego Horizon Adventures é uma interpretação muito cómica dos eventos de Horizon Zero Dawn, a jornada original de Aloy que vive diversos dramas para tentar descobrir a verdade sobre a sua origem. O esforço da Guerrilla Games em mundo aberto é marcado por um enredo sério, adulto, no qual tenta explorar alguns temas profundos. No entanto, Lego Horizon Adventures é uma adaptação totalmente pateta dessa jornada de Aloy.

Desde os primeiros diálogos, com Rost como narrador, percebes de imediato o tom pretendido. É uma jornada adulta vista de uma perspetiva mais cómica, capaz de ser jogada por pessoas de qualquer idade e que nem sequer conhecem o jogo original, com imensas cenas tontas. O humor está muito bem conseguido e o elenco português consegue transmitir com eficácia as piadas escritas pela equipa.

Nesta hora que tivemos a oportunidade de jogar Lego Horizon Adventures, ficamos rendidos ao tom pois a Guerrilla conseguiu capturar o efeito que viste noutras experiências LEGO e que já esperas destes jogos, mas agora numa sátira a si mesmo, o que se torna igualmente interessante.

Existem imensos fatos para desbloquear com moedas que também podem ser usadas para comprar XP e melhorias | Image credit: PlayStation

Jogabilidade simples e divertida

Jogar Lego Horizon Adventures permitiu-nos reforçar a sensação que esta é uma experiência de ação e aventura na qual Horizon Zero Dawn foi adaptado para públicos de todas as idades, de todo o tipo de hábito com videojogos, mas também nos permitiu descobrir mecânicas e conceitos que não estávamos propriamente à espera.

Seja a solo ou com outro jogador, Lego Horizon Adventures é uma experiência simples e cuja jogabilidade foi afinada para divertir de imediato, sem qualquer complicação. Isto é um grande elogio pois a equipa adaptou as principais mecânicas de Horizon Zero Dawn para uma perspetiva isométrica, em cenários lineares com controlos simplificados. Isto significa que além do arco e da mecânica de carregar a flecha para tirar mais dano, também podes usar o foco para visualizar os pontos fracos e tens diversas engenhocas especiais para usar.

Um dos elementos mais intrigantes é o toque de action RPG aqui presente, Aloy e amigos ganham XP ao completar tarefas e missões para subir de nível e desbloquear buffs, como mais vida e tirar mais dano, mas existem mais conceitos intrigantes. Como se tivessem sido inspirados pelos roguelikes, tens diversas engenhocas de uso limitado que podes usar para desfrutar de novas possibilidades.

Na maioria do tempo, Aloy salta e dispara o arco para atacar e fugir dos ataques dos inimigos ou procurar segredos pelos cenários, mas também encontrarás frequentemente engenhocas loucas. Nesta sessão vimos botas que podem ser usadas para duplo salto, mas que disparam fogo e podem queimar inimigos ou partes dos cenários, e um carrinho de cachorros quentes que são na verdade mísseis disparados para os inimigos.

Já que falamos em loucura disparatada e interação com os cenários, a mecânica de esconder na vegetação permanece e pode ser muito útil. O jogo tem vários níveis de dificuldade e nos superiores terás de usar os itens e cenários para ganhar vantagem.

Outro elemento que surpreendeu e conquistou foi a diferenciação para os jogos LEGO da Telltale no elemento da construção. Ao contrário dos jogos LEGO da Telltale, que se focam imenso na construção de peças ou partes dos cenários para progredir, LEGO Horizon Adventures é mesmo uma espécie de LEGO Action RPG, no qual a construção é apenas um pequeno elemento da jogabilidade. Tens peças dos cenários que podes descobrir e rapidamente construir para ganhar mais moedas, mas no que diz respeito à jogabilidade principal, foi raríssimo ter de construir algo para progredir num nível.

Além de uma base que podes melhorar e personalizar, o jogo está repleto de locais belos de apreciar, que capturam a sensação de um mundo recriado numa pequena escala | Image credit: PlayStation

Visuais belos de admirar

Nesta nova colaboração com a Lego, a Guerrilla Games não se focou na dramática jornada de autodescoberta de Aloy assombrada pelo iminente novo apocalipse da humanidade. Nesta adaptação para a família, o foco foi para um tom de esperança, alegria, mensagens sobre o clima, e a importância da família e amigos. Isto é perceptível não apenas no enredo adaptado, mas também na abordagem aos cenários e estética visual.

Horizon Zero Dawn é um jogo absolutamente lindo de admirar e Lego Horizon Adventures adapta esse mundo para uma perspetiva isométrica que lhe confere quase um tom de dioramas que explodem de cor. Existem cenas mesmo belas de apreciar, cuja simplicidade permite na mesma ver imensos detalhes nos cenários, meticulosamente afinados para reforçarem a sua identidade como jogo “feel good”.

No meio da explosão de cor e detalhes, os cenários são engrandecidos pela iluminação. As personagens também exibem um elevado nível de detalhe, com imensos efeitos visuais usados para simular um boneco LEGO real (como riscos no plástico e brilho), e foram desenhadas cenas muito belas de visualizar, como um nível no qual Aloy tenta alcançar um Pescoçudo que se movimenta no cenário de fundo enquanto escalas os cenários e derrotas inimigos, sejam máquinas ou humanos.

Este primeiro contacto terminou com a entrada no primeiro cofre, mais um momento divertido e descomprometido de jogabilidade | Image credit: PlayStation

Horizon Zero Dawn, adaptado para toda a família

Lego Horizon Adventures tem o potencial para se tornar num dos jogos “feel good” de 2024, um action RPG descomprometido e simples de jogar, uma experiência super bem humorada que podes jogar acompanhado por pessoas que nem sequer estão habituadas a jogar. Esta amostra inicial deixou a promessa de uma cómica homenagem ao trabalho da Guerrilla Games, mas também de um jogo belo de admirar, fácil de interpretar e com o potencial para te agarrar. Quando muitos falam em ramificar os projetos de uma editora/produtora e ir fora da caixa, Lego Horizon Adventures parece ser um bom exemplo de reação a esse feedback.

Lê também