Passar para o conteúdo principal

Líder da Arkane Lyon diz que levou uma facada da Microsoft

"Ajudem-nos quando as coisas estão más".

Crédito da imagem: Arkane Lyon

Dinga Bakaba, líder da Arkane Lyon, produtora responsável por Deathloop, que trabalha agora em Marvel’s Blade, recorreu à rede social X para reagir ao encerramento da Arkane Austin, numa mensagem emocional na qual pediu permissão para ser humano e falar do coração.

A Microsoft anunciou o encerramento da Arkane Austin, Tango Gameworks e outros dois estúdios, como parte de uma nova estratégia para reforçar o foco da Bethesda, mas para Bakaba não há outra forma de o encarar, trata-se de uma “facada no estômago”.

“Isto é absolutamente terrível. Permissão para ser humano: para qualquer executivo que esteja a ler isto, um relembrar amigável que os videojogos são uma indústria de entretenimento/cultura e o teu negócio enquanto corporação é tomar conta dos teus artistas e ajudá-los a criar valor para ti,” começou por dizer Bakaba numa mensagem que jamais esperarias ver do líder de um estúdio interno.

“Não nos atirem para febris corridas ao ouro, não nos usem como espantalhos para os vossos pontos cegos/mal calculados, não transformem os nossos locais de trabalho em selvas darwinistas. Dizes que te damos orgulho quando fazemos um bom jogo. Deixa-nos orgulhosos quando os tempos são difíceis. Sabemos que podes, já o vi antes.”

“Por agora, estão novamente a desaparecer grandes equipas perante os nossos olhos e é o raio de uma facada no estômago. Lyon está a salvo, mas por favor, tenham tacto e cuidado com tudo isto, e respeitem a voz das pessoas afetadas e deixem espaço para as escutar, é a história deles, os seus sentimentos.”

Bakaba diz que este é um momento para lamentar o sucedido e respeitar a voz de quem perdeu o trabalho, sem paciência para membros da comunidade com uma qualquer alfinetada para atirar.

Lê também