Liga J - o jogo para o treinador de bancada
Competição social, semanal e interactiva.
A nova temporada futebolística nacional leva quase dois meses e com ela toda uma emoção vivida durante o fim de semana. Às incertezas dos desafios acresce a gestão e evolução dos plantéis que competem pela melhor posição na tabela classificativa, jogadores novos que marcam a estreia, estrelas recém-chegadas ao futebol português e as provas de fogo a nível europeu protagonizadas pelos clubes portugueses maiores e melhor classificados na temporada transacta.
A pensar na atenção que o adepto de futebol nutre pela primeira liga portuguesa, a ritmo diário promovido pelo diário desportivo, o jornal O Jogo voltou a editar a Liga J, na qual qualquer pessoa pode vestir a pele de treinador de futebol, criando a sua equipa com jogadores que competem na divisão máxima do futebol português. O objectivo passa por obter a melhor pontuação possível a cada fim de semana. No final, haverá um campeão absoluto, normalmente o treinador mais criterioso, experiente e capaz na organização do onze. Os pontos são ganhos em conformidade com a prestação real dos jogadores seleccionados pela equipa no respectivo fim de semana, por via da avaliação realizada pelos repórteres de O Jogo.
A temporada é longa e a possibilidade de efectuar substituições no plantel permite aos jogadores da Liga J afinarem o onze, mudando jogadores lesionados (nos dados estatísticos corresponde normalmente ao jogador mais vendido, dado que não irá competir no fim de semana e como tal não terá qualquer ponto), convocando os atletas disponíveis e os estreantes em subida de forma. Depois, através de uma grelha que permite acompanhar em tempo real a progressão dos jogadores, observamos a progressão da equipa e podemos começar a amealhar os primeiros pontos.
" O Jogo voltou a editar a Liga J, na qual qualquer pessoa pode vestir a pele de treinador de futebol"
Mas, para participarmos, temos que aceder à área reservada para a Liga J no sítio oficial do Jornal O Jogo. Depois de submetidos os dados de acesso, criada a conta e baptizada a equipa (nós criamos o FC Eurogamer), passámos para a escolha do modelo táctico, do mais defensivo ao mais ofensivo. Depois, temos que seleccionar 11 jogadores. Dispomos de um orçamento generoso de 150 milhões de euros, atendendo a 3 regras obrigatórias: no máximo 3 jogadores de cada clube da 1ª liga, 11 jogadores apenas e respeito pelo orçamento. A formação da equipa é bastante simples. Para cada posição existe um conjunto de jogadores disponíveis. O sistema é um pouco alargado, permitindo que na pesquisa por um médio centro possamos encontrar um médio esquerdo ou direito. O importante é escolher um jogador que mais do que ser titular pelo clube, seja habitualmente sinónimo de boas exibições (os pontos são atribuídos de acordo com vários critérios cumulativos: presenças, golos e assistências - tudo em positivo. Cartões amarelos ou vermelhos, subtraem pontos). No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido equivale à redução de um ponto, enquanto que o guardião que mantiver a rede da sua baliza inviolável acumula mais seis pontos. O capitão de equipa ganha pontos a dobrar, pelo que a sua escolha é crucial.
É possível realizar todas as semanas alterações no plantel, até um máximo de dois jogadores. Seja porque jogam pouco, não conseguem boas exibições ou se encontram lesionados, o sistema é suficientemente flexível de modo a permitir que as alterações surtam efeito. A mudança é permitida até ao começo do jogo no qual participa o atleta. Ou seja, não podem mudar de jogador enquanto decorrem as partidas da primeira Liga. É possível mudar o esquema táctico e com isso mudar as alterar os jogadores disponíveis (ganhando mais um avançado ou mais um defesa).
O sistema de créditos funciona como uma espécie de incremento da qualidade do onze titular, abrindo oportunidades para alterações extra, entrega de uma braçadeira de vice capitão (o jogador seleccionado poderá ganhar pontos em duplicado), utilização de um 12º jogador como bónus, novo onze (muda a equipa completa), estacionar o autocarro (todos os defesas ganham pontos em duplicado) ou então duplicar os pontos de todos os avançados. Estes bónus, têm no entanto um custo. A transferência extra está associada a um custo de 5 créditos, enquanto que a duplicação dos pontos dos avançados custa 120 créditos.
Para ganharem mais créditos terão que realizar certas acções como aceder com regularidade à plataforma interactiva (podem aceder a partir do computador, smartphone ou outro dispositivo como tablet ou leitor portátil com acesso "Wi-fi"), fazer "like" na página do Facebook (10 créditos) ou então mexer na equipa ou desafiar um amigo para um frente-a-frente (competição semanal). O visionamento de um vídeo dá direito a 15 créditos, podendo visualizar até um máximo de quatro vídeos, o equivalente a 60 créditos, por semana. Ainda requer alguma disposição e sorte até ganharem todos os créditos possíveis numa semana mas se conseguirem uma boa soma poderão melhorar bastante o onze titular. Alguns créditos podem por isso ser ganhos semanalmente enquanto que outros só uma vez, como a efectivação do "like" na página do Facebook.
Claro que a principal componente da Liga J assenta no ranking geral, o desafio máximo nacional. No entanto, também poderão desafiar semanalmente os vossos amigos e colegas, devendo para isso activar a opção que vos permitirá lançar o desafio através de uma notificação. O vosso amigo poderá aceitar ou declinar o convite. Rolando a bola, será apurado um vencedor com resultado final de 1-0. Por outro lado, as ligas privadas constituem um desafio suplementar, para que o utilizador possa competir mais próximo dos amigos, através de uma mini competição. No caso de se tornar administrador de uma liga, obterá créditos pela função ocupada
A interface é de simples leitura e fácil utilização, com todas as opções fundamentais disponíveis através de sub menus. Existe também um calendário com os resultados e desafios marcados para a jornada. A competição abre às zero horas de sexta-feira e encerra às 23:59 da segunda-feira seguinte. Neste momento, por via da paragem da competição das selecções e taça de Portugal, há uma paragem na Liga J, estando prevista a sua continuidade para o dia 23 de Outubro. Tempo suficiente para preparar o plantel e participar, escolhendo o onze ideal capaz de colher, semanalmente, a melhor pontuação. As incertezas e o desafio registado dentro das quatro linhas também passa pela Liga J, afectando o ranking e a posição entre os melhores treinadores. Bom jogo.