Lionhead queria fazer um Fable 4 para adultos
Mas a Microsoft descartou a ideia em prol de Fable Legends.
John McCormack, antigo director de arte da Lionhead Studios, revelou que o estúdio queria fazer um Fable 4 mais escuro e mais adulto que os jogos anteriores da série.
McCormack comentou que este jogo seria inspirado nos relatos de Júlio Verne durante a época da Inglaterra Vitoriana, pelo que Bowerstone, a cidade principal da série, seria uma espécie de Londres com Jack o Estripador a semear o terror nas ruas, embora também fossem incluídos vários elementos mitológicos da ficção britânica como Doctor Jekyll e Mr Hyde.
De facto a equipa queria um jogo que tivesse uma classificação só para adultos, permitindo-lhes incluir coisas como prostitutas e um humor com um palavreado mais pesado.
No entanto a Microsoft não gostou da ideia, algo que não agradou a Lionhead e provocou a saída de McCormack para fundar a Another Place Production.
McCormack contou que a Microsoft achava que a Lionhead não conseguiria captar mais jogadores com os seus RPGs e que deviam apostar num jogo multijogador free-to-play, e ele era contra essa ideia, McCormack achava que com o tempo adequado e o dinheiro necessário conseguiriam fazer um jogo do mesmo calibre de Mass Effect ou Skyrim.
"A maior punhalada no coração foi que ao longo de seis anos o estúdio teve que desenvolver jogos que a Microsoft queria usar para apresentar as suas tecnologias," disse uma fonte anónima ao Eurogamer britânico. "Muito poucas pessoas queriam fazer Fable: The Journey e quase ninguém queria trabalhar em Fable Legends."
"Parecia o momento certo para finalmente fazer a Lionhead 2.0 e criar Fable 4, o jogo que toda a gente queria jogar e fazer," isto em relação ao momento em que Legends estava quase a entrar na fase de beta aberta, o que levou os funcionários do estúdio a pensar que finalmente poderiam fazer Fable 4 após o seu lançamento, no entanto como bem sabem a Microsoft cancelou o projecto e acabou por encerrar este estúdio.