Lips
Canta que eu gosto.
A Microsoft parece querer lutar contra o tempo perdido, e a busca de um público mais amplo parece apenas ter começado agora.
Num primeiro instante, Lips parece uma cópia autêntica de SingStar. No entanto, depois de uma primeira experiência e de um olhar mais cuidado, percebemos que algumas coisas novas surgiram e afinal podemos ter aqui um rival à altura.
Como grande e principal diferença destaca-se o microfone, pois é interactivo, ou seja, tem sensores de luz e de movimento. Tal como a guitarra do Guitar Hero que permite com um simples movimento despoletar um combo, o microfone do Lips tem a mesma funcionalidade, sendo que criamos combos por simplesmente abanar o microfone de acordo com determinada sequência.
Mas este microfone ainda trás consigo a possibilidade de ser usado como instrumento de acompanhamento. Ou seja, com o microfone poderão tocar pandeireta enquanto o nosso amigo canta, bastando para isso movimentar o microfone a vosso gosto.
Quanto aos sensores de luz, estes acompanham o ritmo da música e permitem-nos ter uma maior percepção da batida da música. Com este novo microfone, poderemo-nos juntar ao nosso amigo que já está a cantar, por simplesmente pegarmos num novo microfone e o abanar. Esta interactividade é deveras simples e intuitiva, levando a pensar onde tem andado a Sony ao nível da funcionalidade de SingStar.
Ao permitir que um novo jogador entre instantaneamente, numa canção a decorrer, obviamente o mais provável é que nunca mais consigamos a mesma pontuação que ele, mas a Microsoft defende-se dizendo que o objectivo do jogo é o divertimento e não a competição.
Sobre a compatibilidade de Lips com os microfones já existente em Rock Band, neste momento nada foi feito ainda para implementar a sua compatibilidade, mas foi deixando em aberto essa possibilidade.
Neste campo de controladores, também o próprio comando da Xbox 360 pode ser utilizado como instrumento de acompanhamento: podemos aplaudir, fazer de palco a pedir encore, entre outros. A ordem do dia é, todos se podem divertir em Lips.
Quanto à playlist esta promete ser variada (desde o rap, pop, hip-hop, entre outras) e de um número considerável. Das já anunciadas na E3 da qual faziam parte os cantores Duffy, Young MC e Young Folks é agora anunciada na Games Convention três novas músicas alemãs para fazer as honras à casa: Fettes Brot, Yvonne Catterfeld e Roland Keiser. Edições apropriadas aos diferentes países serão lançadas, à semelhança do SingStar. Até ao momento ainda não obtivemos a confirmação de como isto funcionará em Portugal.