LittleBigPlanet Karting - Antevisão
Sackboy vai às corridas.
Se o universo LittleBigPlanet criado pela Media Molecule pudesse expandir para um outro género, nem todos elegeriam as pistas de karts. Mas a partir do momento em que a equipa da United Front Games recebeu luz verde para fabricar um jogo que pudesse conciliar corridas arcade em karts com o mundo LittleBigPlanet, é como se o Sackboy tivesse andado todo este tempo à espera de uma oportunidade para saltar para dentro de uma máquina de quatro rodas e premir o acelerador a fundo. Para a produtora esta oportunidade permitirá fazer justiça ao que acabou por faltar a ModNation Racers e para os fãs de LittleBigPlanet as pistas podem funcionar como boa alternativa às plataformas.
As ligações entre o universo LittleBigPlanet e o universo ModNation Racers são claras. Ambos partilham conceitos de criação, partilha e jogo. Dotados de um forte sentido criativo, apelando à imaginação, o que há de mais interessante em LittleBigPlanet Karting é que mantém intactas as propriedades da série original, ao mesmo tempo que as põe em prática numa vertente competitiva e empolgante das corridas arcade. As plataformas foram substituídas por pistas que constituem agora o núcleo de uma competição permanente e enchidas de temáticas reconhecidas da série.
O poder de criação de personagens, de máquinas, de pistas e outra maquinaria, é lugar seguro e facilmente reconhecido por quem vem dos jogos passados. A isso acresce uma miríade de eventos e provas que vão da corrida mais casual e previsível, até aos mini jogos onde se aplicam regras estranhas e pouco usuais mas sempre compatíveis com o espírito do mundo de Sackboy.
A sensação de familiaridade é evidente logo no quadro inicial. A narração de Nuno Markl ou Stephen Fry é como uma lareira acesa numa tarde fria de Inverno à qual nos podemos chegar, pois sabemos que explicam coisas que após breves momentos nos deixarão à beira de um novo poço de divertimento. A partir do tradicional Pod de cartão podemos aceder à grande variedade de mundos disponíveis. Nele podemos fabricar mais karts e personalizar as personagens usando os prémios que conquistámos em corrida.
É possível fabricar uma vasta gama de veículos. Dos mais estranhos monster trucks, aos esguios e aerodinâmicos fórmulas de cartão, toda a simplicidade de fabrico e profundidade de opções que estão associados a LittleBigPlanet são devidamente continuados. Depois de cumpridas as primeiras lições de karting, onde aprendem a controlar o bólide e a utilizar as armas para abrandar o ritmo dos vossos adversários, poderão avançar pelo modo história, ou seguir para a comunidade que vos permite aceder a corridas personalizadas, pistas originais e outras competições.
Na demonstração a que acedemos, tivemos algumas corridas à nossa disposição. Das 6 competições do modo história disponíveis, estão: Minas Esburacadas, Castelo do Rei e Adere ao Jardim. Os cenários e motivos ao redor das pistas fazem jus ao nome da prova. Tudo é familiar. O design dos níveis é uma reprodução muito fiel e próxima dos mundos que visitámos em Little Big Planet, mas agora com uma configuração diferente das plataformas e adaptada a receber os bólides para muita velocidade e explosões.
A condução é fulcral para segurar a atenção dos jogadores. Descomprometida e bastante acessível, deverá receber a satisfação dos jogadores. Os mais experimentados podem até usar "drift" nas curvas para fazer deslizar o carro por mais tempo, criando uma chama junto dos pneus que se intensifica à medida que mantemos o volante nessa posição, tudo para ganhar velocidade extra à saída da curva.
Não faltarão os tradicionais "power ups", muitos deles bastante engenhosos como o gancho ou a luva de boxe. As armas podem ser utilizadas para disparar para a frente ou para trás, de modo a acertar num projéctil que esteja muito perto de colidir com o nosso kart. Percursos secretos e saídas alternativas são outras opções a ter em conta para chegar à meta em primeiro lugar.
Com muito mais para descobrir até à versão completa, para já os indicadores são bastante positivos. A United Front Games mantém o traço fiel de LittleBigPlanet e, ao mesmo tempo, consegue desenvolver um jogo de corridas arcade acessível, divertido e criativo. Com tantos Sackboy apostados em cortar a meta na frente, prevê-se uma luta renhida.