Passar para o conteúdo principal

Lojas Walmart vão remover imagens com violência, incluindo videojogos

Mas continuará a vender armas.

A Walmart informou as suas lojas sobre o remover de "quaisquer sinais ou imagens alusivas a violência", incluindo publicidades para videojogos violentos.

Esta iniciativa surge após os trágicos incidentes nos Estados Unidos da América, onde 22 pessoas foram mortas em El Paso, Texas (numa loja da Walmart) e outras 10 foram mortas em Dayton, Ohio, em tiroteios.

Uma semana antes do tiroteio na loja da Walmart em El Paso, duas pessoas morreram numa loja da Walmart no norte de Mississippi: colegas de trabalho de um irritado funcionário da Walmart que também matou um polícia.

Um comunicado enviado para as lojas Walmart está a circular no Twitter e no reddit, confirmado pelo Vice.

O comunicado entregue aos funcionários pede "acção imediata" para analisar quaisquer materiais que possam conter "imagens violentas ou comportamento agressivo" e entre as prioridades? Publicidade aos videojogos.

"Desliguem os ecrãs ou removam quaisquer consolas que mostrem uma demo de jogos violentos, especificamente as unidades PlayStation e Xbox," diz o comunicado, onde diz ainda que estas unidades serão actualizadas na próxima semana.

"Cancelem quaisquer eventos que promovam jogos de luta ou de acção na terceira pessoa, que possam estar agendados nos Electrónicos.

"Verifiquem que nenhum filme com violência está a passar nos Electrónicos."

Depois, são referidas as publicidades a armas não virtuais:

"Desliguem quaisquer vídeos de caça que possam estar a passar na secção de Bens de Caça e removam quaisquer monitores que mostrem os vídeos."

A Walmart também vende armas e apesar de remover publicidades a Borderlands 3 e Call of Duty: Modern Warfare, continuará a vender as armas.

"Não houve uma mudança nas políticas," disse Randy Hargrove da Walmart ao USA Today. "É horrível...isto que aconteceu."

A Walmart parece estar a seguir o exemplo de de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, que falou a toda a nação sobre "a glorificação da violência na nossa sociedade" e do papel dos videojogos nestes trágicos eventos.

"É muito fácil hoje para jovens perturbados rodearem-se de uma cultura que celebra a violência. Temos de parar ou reduzir substancialmente isto e tem de começar de imediato," apela Trump.

Imagem da Time.

Lê também