Passar para o conteúdo principal

Madden NFL 24 - Tudo depende da tua animação

A EA Sports tem arestas para limar.

Crédito da imagem: EA Sports
A EA Sports apresenta uma recriação digital da NFL capaz de divertir, mas existem arestas por limar em áreas de particular importância, especialmente na lógica do sistema de animações.

Madden NFL 24 da EA Sports é o mais recente esforço na sua recriação digital do popular desporto nos Estados Unidos da América e tal como tem feito na série FIFA (agora conhecida como EA Sports FC), a companhia dedicou grande parte dos esforços a melhorar as tecnologias. Seja para aumentar a sensação de realismo ou expandir modos de jogo com novas funcionalidades, muitas delas com ideias vindas dos RPGs, o novo Madden mostra algum esforço. Curiosamente, tal como no desporto rei, estes esforços também trouxeram alguns problemas que prejudicam as suas ambições.

Madden NFL 24 é um jogo divertido e até podes jogá-lo focado somente nos modos offline e terás muito para te entreter, mas é pena que a EA Sports não te consiga entregar razões para te sentires entusiasmado sem te dar algo que te deixará incomodado. Até mesmo para alguém como eu que é apenas um curioso espectador deste desporto e não um fã acérrimo, Madden NFL 24 consegue cativar e funciona como um daqueles jogos "chegar a casa ao final do dia, tirar o calçado e sentar no sofá a jogar para aliviar a cabeça", mas é fácil perceber que existem coisas para melhorar.

Ver no Youtube

Modos de Jogo

Madden 24 apresenta algumas novidades em relação aos últimos anos e sim, o modo Ultimate Team como serviço, com desafios, a criação de uma equipa, os packs e as suas temporadas ainda são o foco principal a longo prazo, mas tens diversas opções que te permitem jogar sem pensar no Ultimate Team de Madden. Além de modos como Quick Play para partidas com as equipas reais, podes apostar em modos como Franchise e Superstar que divertem a curto e médio prazo.

O Modo Franchise recebe várias melhorias, ajustes e novidades, incluindo detalhes para a gestão que terão maior impacto entre os veteranos de longa data, mas é o regresso do Superstar que se torna no real destaque. Este modo permite escolher uma personagem, escolher a posição e gerir a vida de um atleta da NFL, ao longo de toda a semana e em preparação para o jogo.

Tudo começa no NFL Combine, com mini-jogos para obter a melhor pontuação possível para o Draft. Após a escolha da equipa, começa a vida na NFL e ao longo da temporada, de acordo com o teu desempenho, vais conquistar atenções, conquistar mais regalias e obter XP para melhorar o teu atleta. Existe um forte foco no estilo, mas tem substância quanto baste.

Os mini-jogos são divertidos e adaptados a cada posição, a XP ganha desbloqueia pontos de habilidade que podes investir nas áreas que mais desejas para personalizar ainda mais a tua personagem de acordo com a tua forma de jogar. É um modo divertido e que permite descobrir outro lado da NFL, com um toque de RPG para gerir a personagem.

Ver no Youtube

Evoluções na tecnologia e o gameplay

Como um jogo pensado para milhões de jogadores, desde casuais aos mais dedicados, Madden NFL 24 tenta equilibrar a estratégia do jogo com a acessibilidade para uma experiência capaz de empolgar, e diria que consegue esse grande desafio. Apesar da natureza física deste desporto colocar o ênfase numa personalidade agressiva e até violenta, na verdade a NFL está repleta de estratégia e a EA Sports recria esse elemento de forma satisfatória.

Seja no Superstar, Quickplay ou Ultimate Team, o gameplay de Madden 24 exibe várias melhorias e ao mesmo tempo conseguem aumentar a qualidade visual. A expansão do playbook com centenas de novas jogadas é um forte exemplo dos esforços da EA Sports, tal como as mais de 1000 animações que aumentam a sensação de realismo. O sistema de passes, bloqueios, contactos e praticamente tudo o que está relacionado com a movimentação dos atletas recebeu uma grande expansão e isso ajuda a dinamizar o gameplay.

A EA Sports até recriou alguns dos passes memoráveis de Patrick Mahomes e muitas ações executadas por atletas da NFL que surpreenderam os adeptos, como formas de expandir o leque de animações singulares. No entanto, diria que o maior mérito deste esforço está na forma como a inteligência artificial se adapta ao teu jogo.

Sim, Madden 24 é um jogo que tenta equilibrar estratégia e profundidade com gameplay acessível capaz de divertir qualquer tipo de adepto da NFL, mas a forma como a inteligência artificial se adapta às tuas jogadas foi das melhores surpresas que tive no jogo. As melhorias na recriação mais autêntica dos jogadores, com melhores visuais e IA aprimorada resultam numa experiência interessante.

No entanto, o gameplay de Madden 24 está atualmente com um grave problema, que afeta imenso a qualidade do jogo. É algo relacionado com o sistema de animações e como o sistema parece saltar de forma percetível entre animação ao ponto de frequentemente assumir um tom robótico. Chega a ser chocante ver um colega pronto para receber a bola a correr e parar de forma robótica para se virar e tentar apanhar bola, para surgir uma interceção robótica e a cena perder toda a imersão.

Este problema nas animações também parece interferir com a lógica de jogo, e existem frequentes momentos em que um Quarterback fica desprotegido sem explicação, porque um colega inicia uma animação despropositada e a IA não consegue reagir de acordo com a situação. É algo que precisa de melhorias urgentes por parte da EA Sports.

Ver no Youtube

Qualidade gráfica

Enquanto desporto de contacto e grande ferocidade, a espetacularidade da NFL conta muito com a componente visual e a EA Sports cumpre, na sua maioria. Madden 24 exibe momentos de puro luxo visual, que alternam com momentos que te fazem acreditar que não é possível ter algo assim numa PS5 (onde o joguei) ou Xbox Series. Num momento és convencido de uma forte sensação de realismo, para de seguida ficar chocado.

Isto é valido especialmente no Superstar, onde as cenas com a tua personagem podem assumir contornos embaraçosos, mas as cenas pré-jogo ou nos intervalos estão com uma qualidade admirável. Ainda assim, diria que o principal problema atual, além do sistema de animações, é a latência ao navegar pelos menus. Pode tornar-se irritante esperar segundos por um simples movimento nos menus.

Um jogo divertido, à espera de melhorias

Graças a modos como Franchise e Superstar, Madden NFL 24 consegue transmitir diversão, mesmo para quem nem vai jogar online ou apostar no Ultimate Team. É pena que os esforços da EA Sports para melhorar o gameplay resultem em problemas que na verdade o prejudicam, como as animações. É frequente ver momentos visualmente estranhos em que o jogo está claramente a transitar bruscamente entre animações. Melhorias neste aspecto e na latência nos menus ajudaria imenso Madden NFL 24.

Prós: Contras:
  • Bons momentos gráficos na recriação do ambiente NFL
  • IA que se adapta às jogadas que escolhes e te penaliza se repetes as mesmas
  • Modos como Franchise e Superstar estão muito divertidos
  • Os mini-jogos e gestão da personagem em Superstar
  • Problemas facilmente percetíveis nas animações
  • Alguns problemas na IA que tornam imprevisíveis jogadas fáceis
  • Latência ao navegar pelos menus

Lê também