Passar para o conteúdo principal

Manipulação de jogos Indie no Live

Estúdio denuncia prática.

Depois de recentemente o agregador de análises Metacritic ter estado em volta de controvérsia em face dos produtores estarem a pontuar os seus próprios jogos, a prática parece chegar aos jogos Indie no Xbox Live.

O ranking dos jogos Indie no Live são uma luta constante, pois determina a sua visibilidade nas listas mais lidas e procuradas.

Como qualquer outro sistema deste tipo, está sujeito a práticas que eticamente não são muito corretas. Principalmente quando estamos a falar de pequenos estúdios em que este é o seu único ganha pão e visibilidade.

É sobre isto mesmo que Robert Boyd, do estúdio Zeboyd Games, denuncia, quando viu o seu jogo Chtulhu Saves the World, cair 13 a 14 posições no ranking após um ataque de votações. Neste caso negativas a certos jogos.

Tudo começou quando o estúdio do jogo College Lacrosse: The Video Game pediu na sua conta do Facebook a todos os fãs do jogo para irem ao Xbox Live e votarem cinco estrelas no seu jogo, fazendo claro com que subisse no ranking.

Embora isto tenha acontecido, os jogadores foram mais longe e começaram a "atacar" outros jogos com pontuações de 1, fazendo com que descessem no ranking, logo menos visibilidade.

A Microsoft já está a investigar estes ataques que estão de certa forma a manipular a real e democrática votação.

Lê também