Mario and Donkey Kong: Minis on the Move - Antevisão
Vão querer levar convosco, para qualquer lugar.
Quem é que ainda se lembra do puzzle arcade Pipe Mania? Aquele em que tinham de construir os canos de acordo com as peças que o jogo ia dando aos jogadores, para fazerem as ligações até à fonte no menor tempo possível? Pois é, a antevisão da qual vos venho aqui escrever, tem um pouco a ver com este jogo que mencionei.
Como grande parte das atenções na revelação dos novos (ou não) jogos da Nintendo Direct foi para o próximo jogo do Zelda, Mario and Donkey Kong: Minis on the Move poderá ter passado um pouco ao lado. Quem jogou os títulos anteriores poderiam dizer que havia uma comparação com a mecânica dos Lemmings. Desta vez a Nintendo quis modificar mais um pouco na jogabilidade do jogo.
Quando fui experimentar este título, tive o tempo suficiente para explorar um pouco de tudo o que este pode oferecer ao jogador. Isto porque, uma vez que fui no último dia disponível da Nintendo Portugal, os jornalistas das outras revistas tiveram o privilégio de jogar e desbloquear maioritariamente os modos e os níveis em primeiro lugar (seus malandros). No entanto, sorte a minha por poder usufruir de quase todos os modos deste jogo.
Mario and Donkey Kong: Minis on the Move será aquele título que satisfaz o jogador em apenas 5 minutos. Passo a explicar: este título feito para a 3DS foi nada mais, nada menos idealizado para os portadores desta consola o utilizarem em viagens. Ou seja, são jogos feitos à base de rapidez. O objetivo é levar os Mini (versões brinquedo-de-corda das personagens Nintendo) do ponto A ao B, mas para isso temos de utilizar peças para delinear o caminho que estes vão percorrer automaticamente.
Quando entram no modo principal, este é dividido por 4 partes, cada uma direcionada a um nível, o Mario Main Event - com variados puzzles como referi em cima. Começam sempre pelo mais fácil, obviamente, e vão desbloqueando níveis até chegarem ao mais difícil. No entanto, senão conseguirem achar a peça que colmata o espaço por preencher a tempo, perdem; ou mesmo se usarem a peça errada, têm 3 tentativas até acertarem, senão depois não há forma de modificarem o espaço e perdem o nível, tendo de recomeçar novamente. Podem ainda fazer combos de forma a ganharem bónus para poderem progredir no jogo.
Depois, o Puzzle Palace, que é um tema que é mais virado para a Peach, onde o background e o cenário é todo decorado com os mais variados elementos fora do seu castelo, onde o padrão das cores também muda. Há desta vez uma espécie de azulejo de rotação já existente no nível (conforme o nível que escolherem), onde terão de clicar para mudar a vossa rotação. Os azulejos aqui já são pré-definidos.
Têm ainda o Many Mini Mayhen, e como o nome sugere, o puzzle é o mesmo, apenas adiciona mais personagens no tabuleiro de jogo e aí o jogador terá de controlar mais do que uma.
O último modo, que ainda não estava desbloqueado, é o Giant Jungle, que como o nome indica, o quarto mundo ocorre numa selva. Provavelmente será algo ligado ao Donkey Kong.
Dentro do segundo modo de jogo (os Mini Jogos), que nada tem a ver com os eventos do modo principal, os Mini Target Smash, o Cube Crash, o Elevation Station e o Fly Guy são os 4 modos que vão desde uma fisga para acertar nos alvos, ou um cubo constituído por quadrados, outro é preciso rodar uma manivela para elevar uma plataforma e apanhar as moedas, evitando os inimigos, e o outro utilizando uma cana de pesca e conseguir a melhor pontuação que são diferenciadas pelas cores. Todos estes desafios sempre cronometrados, podem ser geridos melhor a cada relógio que apanherem pelos níveis, garantindo-vos um pouco mais de tempo para jogarem ou completarem a vossa tarefa.
E por fim uma nova funcionalidade que este jogo trás, é o Modo para Criar e Partilhar, onde podem postar, senão me engano, através do Twitter e Facebook, os vossos resultados.
Penso que seja uma boa aposta para quem gosta de diversos desafios, embora um pouco limitados, no entanto, resta-nos esperar por uma futura análise surpreendente. A eShop é o local ideal para Mario and Donkey Kong: Minis on the Move e se o preço ajudar, este pode bem ser uma proposta a ter em conta.