Mark Cerny explica instalações obrigatórias na PS4
Todos os jogos instalam dados no disco.
A Sony está já em Nova Iorque para no dia 14 promover a sua PlayStation 4 ao mundo com o evento PS4 All Acess mas já hoje Mark Cerny esteve à conversa com alguma imprensa especializada.
O arquiteto principal da nova consola da Sony falou sobre vários assuntos e um deles foram as instalações obrigatórias e a forma como a consola vai guardando dados para o seu HDD enquanto jogamos, ou até mesmo antes sequer de começarmos a jogar.
Se estiverem a jogar um jogo em disco o sistema vai copiando os dados do disco assim que o colocas na consola e até ficar pronto para jogar. O jogo está a guardar uma parte de si para o HDD da consola numa quantidade que varia de jogo para jogo.
Knack, por exemplo, irá obrigar os jogadores a esperar 10 segundos até poderem jogar e depois disso o jogo vai enviando mais dados para o HDD da consola. Ao todo serão precisos 37GB e a Sony decidiu que será o jogador a decidir se e quando os quer apagar. A consola não apaga automaticamente quaisquer dados instalados ou guardados no HDD portanto será o jogador a gerir o disco de 500GB.
A instalação de jogos em disco no HDD é precisa porque a consola não está desenhada para ler os jogos dos discos. Apesar da rapidez da drive Blu-ray, continua a ser mais rápido ler do HDD e que isto responde a um dos maiores pedidos dos estúdios de desenvolvimento. Maior rapidez para carregar níveis.
Perante um jogo digital a esperar será maior. Cerny não precisou o tempo de espera estimado para o seu Knack, depende da ligação à internet de cada um. Acredita que em termos ideias não será preciso esperar mais de uma hora até começarem a jogar os jogos digitais mas alguns jogos podem estar desenhados para permitir acesso mais cedo.
Talvez seja melhor começarem as transferências antecipadamente.