Marketing culpado pelo fracasso da PS3
Isto de acordo com analista Jesse Divnich.
De acordo com Jesse Divnich, analista da EEDAR, as fracas vendas da PS3 aquando do seu lançamento, não deverão ser atribuídas ao seu alto preço mas sim ao mau marketing por detrás da consola.
Divinich disse durante o evento Montreal International Game Summit que, "Existe alturas em que o marketing fracassa, podes gastar muito dinheiro mas isso não interessa. A Sony gastou em todo o mundo no lançamento da PS3 cerca de 150 milhões de dólares."
Divnich mostrou ao publico a publicidade PS3 que tinha um bebé, e disse que, "Eles pensaram que podiam lançar qualquer tipo de publicidade que iriam vender na mesma. Sem dúvida que este foi um momento WTF da história do marketing. Assustaram as pessoas. A Sony fico muito complacente, eles estavam no topo do mundo e pensavam que podiam dizer, 'Aqui está a PS3, vão lá fora e comprem-na.'"
Divnich acrescentou que, "Muitas pessoas querem culpar o preço alto da consola pelo seu fracasso inicial, não penso o mesmo, eu culpo o marketing, não o preço."
Divnich acredita que neste momento a popularidade da PS3 é resultado de uma forte campanha de marketing, e não do preço mais baixo.
"As vendas subiram muito e muitos pessoas atribuem isso ao novo preço da consola. Eu não concordo, penso que se trata do marketing. Penso que o truque está na forma como passas a mensagem aos teus consumidores. Acredito que o sucesso da Sony no final de 2009 não tem nada a ver com a redução de preço, mas sim com a forma de como fizeram passar a sua mensagem," disse ele.