Passar para o conteúdo principal

Marvel Cinematic Universe - Qual é o melhor filme?

Todos os filmes por ordem do melhor ao pior.

Crédito da imagem: Marvel Studios

O Universo Cinemático da Marvel começou em 2008, com o filme Homem de Ferro, numa altura em que estávamos longe de imaginar que um filme como Vingadores: Guerra do Infinito estaria tão perto das salas de cinema. Para celebrar estes 10 anos da Marvel Studios e a iminente estreia do próximo grande épico, decidimos arriscar e tentar encontrar o nosso filme favorito da Marvel.

É uma tarefa muito mais difícil do que pensávamos, mas tentamos a nossa sorte e apresentamos aqui uma lista que, muito provavelmente será diferente da tua, que também queremos ver. São filmes com méritos diferentes, estilos diferentes, alguns deles apresentam perspectivas mais arrojadas sobre o conceito de um super-herói. Alguns combinam humor com acção para um espírito irreverente ou rebelde, outros procuram um tom mais credível e humano para estas personagens míticas. Independentemente da qualidade, todos tentam capturar a essência destes super-heróis.

O gosto por estes filmes está intimamente ligado ao gosto que tens pelos comics destes super-heróis, mas existem surpresas genuínas que nos deixaram rendidos a personagens que nem acreditaríamos resultar no grande ecrã. Outros filmes, como Guardiões da Galáxia, apresentam-nos a um grupo de figuras desconhecidas da maioria e tornaram-no num dos favoritos dos fãs. Afinal de contas, estes filmes são feitos para uma audiência muito maior do que aqueles que compram os comics.

É precisamente esse o apelo e encanto destes filmes, não só dar vida aos super-heróis que nos acompanham desde crianças, mas também os introduzir a novas audiências e até a novos leitores dos comics.

Sem mais demoras, vamos então percorrer estas três páginas onde os 18 filmes da Marvel Studios, disponíveis no momento da escrita do artigo, são ordenados para tentar encontrar o melhor.


18 - Thor: O Mundo das Trevas

Depois de um primeiro filme que nos mostrou um lado surpreendentemente humano e credível para o Deus do Trovão, a sequela realizada por Alan Taylor não ostenta o meu encanto do filme de Kenneth Branagh, que arriscou na sua visão de Thor. O vilão Malekith é um dos vilões mais fracos no universo cinemático da Marvel e as boas cenas em O Mundo das Trevas são poucas.

Vilão sem interesse e poucos momentos de destaque.

17 - O Incrível Hulk

Apesar de se basear numa das mais fascinantes histórias de Hulk nos comics, o filme não é aquilo que o nome sugere, pelo contrário, está longe de ser incrível. É um filme confuso, no qual os personagens não conseguem envergar a qualidade dos seus equivalentes nas bandas desenhadas. Se fores um grande fã do Hulk, vale a pena ver, mas apenas como uma curiosidade.

Não é dos melhores momentos da Marvel Studios.

16 - Homem de Ferro 2

Ao contrário do primeiro filme, que se tornou numa referência para o Marvel Cinematic Universe, a sequela não convenceu e perdeu-se com demasiadas cenas desnecessárias com Tony Stark e um mau vilão. Este filme serviu para introduzir a Viúva Nega no universo cinemático da Marvel, mas infelizmente o ritmo e a ausência de cenas de grande entusiasmo deixam-no na ponta indesejada da lista.

Algumas boas cenas não o tornam interessante.

15 - Homem de Ferro 3

Este foi dos filmes mais difíceis de posicionar pois é um filme que poderás amar ou simplesmente detestar. A forma como banaliza o Mandarim, um dos maiores rivais do personagem na década de 90 é um dos seus momentos mais arrojados. A jornada de Stark por terras da humildade, ao lado de um pequeno rapaz, são dos melhores momentos de Homem de Ferro 3, mas algumas inconsistências no argumento afectam negativamente o que poderia ter sido um filme com muitas cenas de acção em grande épica.

Robert Downey Jr. salva um filme arrojado que banaliza um dos maiores vilões do personagem.

14 - Capitão América: O Primeiro Vingador

Num sempre complicado filme de origem, a Marvel Studios estabeleceu a fundação para o que se tornaria inevitavelmente um dos mais importantes personagens do seu universo cinemático. Não tem a solidez ou dinâmica das sequelas, mas cumpre o seu propósito: introduz-te às origens deste universo, ao Capitão, a Bucky, que se tornaria no Soldado do Inverno, à S.H.I.E.L.D. e à forma como o pai de Tony Stark esteve envolvido na origem dos Vingadores. Cada filme da Marvel é uma espécie de experiência isolada, mas que serve para promover a seguinte. Este foi um filme que serviu para preparar outro.

Uma história de origem que prepara o personagem para um futuro risonho.

13 - Homem Formiga

Um heist movie com super-poderes.

Não fosse a qualidade de outros filmes e este estaria muito mais acima na lista. Sabemos que não é dos favoritos do público, mas a forma como a Marvel Studios adaptou um filme que é basicamente o planeamento e a preparação de um assalto, numa versão com super-poderes. Este personagem nem deveria funcionar no cinema, mas funciona graças ao bom humor e à tecnologia que tem permitido tornar realidade estes filmes. É um dos filmes da Marvel Studios que mais usa o motor como uma das suas armas, numa produção de tom ligeiro e familiar.