Passar para o conteúdo principal

Marvel Studios pagou apenas 5 mil dólares ao cocriador de Yelena Belova pela sua presença em Viúva Negra

Devin Grayson esperava receber mais do quádruplo disso.

Este não é o tipo de detalhes e informações que habitualmente são reveladas, sendo até um caso raro em que isto é feito publicamente, mas Devin Grayson, cocriador de Yelena Belova, recebeu apenas 5 mil dólares pelo uso da sua personagem no filme Viúva Negra.

Grayson criou Yelena em 1999 juntamente com o ilustrador J.G. Jones, cuja estreia no Marvel Cinematic Universe aconteceu em 2021 através de Florence Pugh, que interpretou o papel da irmã de Natasha, protagonizada por Scarlett Johansson. Tal como na banda desenhada, Yelena também treino na Sala Vermelha com Natasha e surge inesperadamente para resolver questões pendentes do passado.

Pugh voltou a dar vida a Yelena na série Hawkeye, onde tenta eliminar Clint Barton após ser informada que ele é o responsável pela morte da sua irmão. Yelena faz parte do grupo de pessoas que desapareceram quando Thanos estalou os dedos e que descobriram um mundo muito diferente quando voltaram.

Apesar da popularidade da personagem e do seu possível regresso, os criadores de Yelena receberam apenas 5 mil dólares da Marvel Studios, avança o The Hollywood Reporter, que acrescenta ainda que o acordo inicial foi de 25 mil dólares para cada um. No entanto, a Marvel baixou o pagamento sem qualquer explicação.

Uma das explicações poderá ser que a Marvel dividiu o pagamento de 25 mil dólares por vários artistas, mas algo que parece evidente é que a companhia continua a não dar o devido crédito aos artistas e criativos responsáveis pelas personagens e histórias na origem destes filmes que estão a gerar milhões.

Viúva Negra amealhou perto de 380 milhões de dólares nas salas de cinema e ainda estreou no Disney+ num formato de acesso antecipado pago.

Lê também