Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros., recordou Satoru Iwata
Dedicou a sua coluna na Famitsu ao antigo presidente da Nintendo.
Na sua coluna semanal na Famitsu, Masahiro Sakurai, que foi colega de Satoru Iwata na HAL Laboratory e que é o actual responsável pela série Super Smash Bros., decidiu focar-se em relembrar o antigo presidente da Nintendo.
Sakurai contou que Iwata estava entre as pessoas que lhe entrevistaram quando ainda era um dos candidatos para trabalhar na HAL Laboratory. "Foi o melhor chefe que tive e uma pessoa que me entendia melhor do que ninguém."
Sakurai explicou que desde que deixou a Nintendo para criar os seus próprios projectos, todo o trabalho que fez com a Nintendo foi resultado do respeito mutuo entre ele e Iwata. Agora que Iwata não está, Sakurai disse que não sabe o que acontecerá no futuro em relação às suas colaborações com a Nintendo.
Sakurai continuou dizendo que, "Era um homem virtuoso. Nas situações em que uma pessoa normal ficaria incomodada ou chateada, ele nunca mostrava essas emoções; pelo contrário, ele analisava, organizava e oferecia ideias. Era alguém que podia curvar a cabeça e desculpar-se por coisas que não eram culpa sua. Por vezes ficava preocupado com o seu nível de stress, mas ele falava sempre com um sorriso."
"Tinha uma mente brilhante. Até quando as pessoas falavam muito e divagavam, ele conseguia dizer simplesmente 'então o que estás a tentar dizer é...' e resumia a argumentação. Ele conseguia ver o coração das pessoas e era um mestre em simplificar as coisas para que toda a gente pudesse entendê-las. Conseguia decidir imediatamente o que tinha que mudar para melhorar. Não tenho dúvidas de que muita gente foi salva pela sua qualidade."
"Era um homem que se esforçava. Mesmo não tendo começado a sua carreira como administrativo, leu muitos livros sobre o assunto e pedia conselhos a quem fosse necessário e não os ignorava, mesmo quando já era presidente da Nintendo. O que aprendeu durante todos os anos como programador permitiu-lhe levar muitos projectos para o sucesso."
"Era uma pessoa aberta e generosa. Coisas como os 'Iwata Asks' e os 'Nintendo Direct' não eram coisas que precisavam que o presidente da Nintendo desse a cara e as fizesse. Existiu sempre o risco das criticas levianas e, no entanto, ao ser o representante da companhia, penso que isso mostrava a importância de levar a mensagem de forma correcta até ao público."
"Ele tinha empatia. Depois de se ter tornado presidente da Nintendo escrevia e-mails para todos os funcionários, e por muito difícil que fosse, tratava todos por igual."
Sakurai relembrou também a última vez que esteve com Iwata. "Foi em janeiro. Jantei com Iwata num hotel em Tóquio e levei-o de carro até ao aeroporto de Narita para uma viagem de negócios a Seattle. Estava ainda muito débil após a cirurgia e disse-me alegremente, 'Estou tão recuperado que já posso comer esta carne toda!'. Durante o caminho falámos e rimos de muitas coisas".