Faleceu Masayuki Uemura, engenheiro da NES e SNES
Uma lenda da indústria.
Masayuki Uemura, o engenheiro que figurou como uma das peças mais importantes nos primeiros dias da Nintendo na indústria dos videojogos, faleceu aos 78 anos de idade.
O principal engenheiro da NES e SNES entrou para a Nintendo na década de 70, quando a companhia ainda estava focada nas cartas hanafuda, mas com a ajuda das suas proezas na engenharia, a Nintendo aventurou-se na indústria dos brinquedos.
Ao lado de Gunpei Yokoi e Genyo Takeda, Uemura trabalhou na conceção dos primeiros jogos da Nintendo e as Color-TV da companhia, lançadas em 1977 no Japão, contaram com um grande contributo seu.
No entanto, foi com a Famicom que Uemura teve maior impacto, a consola caseira que foi lançada em 1983 e serviu como a rampa de lançamento para um estrondoso sucesso que ainda hoje perdura.
Uemura comentou em fevereiro de 2020, quando esteve presente no National Videogame Museum, que "quando desenvolvi a Famicom, introduzi todas as funções básicas necessárias para a tornar num dispositivo de videojogos."
"Para a Switch, herdou tudo isso ao longo dos anos. Todos os sucessos e falhanços da Famicom foram herdados pela próxima geração de consolas e seguintes."
Uemura saiu da Nintendo em 2004 e assumiu a posição de professor na Universidade Ritsumeikan, que anunciou o falecimento de Uemura a 6 de dezembro de 2021.