Mega Man X é outro clássico na 3DS
Cultura 16 bit.
A Nintendo continua a saciar os fãs dos jogos "old school" de plataformas e acção através da Virtual Console para a 3DS. Ainda esta manhã falamos sobre a nossa experiência de Mega Man 7 na portátil da Nintendo, trazemos agora um artigo dedicado a Mega Man X, o primeiro jogo da série X, lançado para a Super Nintendo em 1993. É provável que muitos de vós tenham presente na memória Maverick Hunter X (como é conhecido no Japão) para a PSP, como a versão remasterizada do original, lançada pela Capcom. Pois bem, este é o título através do qual começa uma série paralela a Mega Man.
Prosseguindo nesta onda azul, Mega Man X (cujo evento narrativo tem lugar anos depois da série original) arrancou com um pressuposto da Capcom: criar um jogo substancialmente diferente da primeira identidade série, num momento marcado pela entrada em cena da Super Nintendo, a consola 16 bit que substituíra a NES. Embora seja um jogo mais trabalhado graficamente, dotado de um aspecto mais próximo de uma animação, a jogabilidade e esquema do jogo são ainda muito influenciados pela série principal.
Depois de percorrerem um segmento principal que serve basicamente de introdução e adaptação aos comandos, acedem a um quadro que vos deixa seleccionar um dos diferentes níveis que compõem o jogo. O esquema é similar aos anteriores. Cada nível é composto por uma série de desafios e obstáculos que terão de superar, especialmente o sempre complicado "boss". Depois de o derrotarem ficam na posse da sua arma, podendo usá-la futuramente. Não há uma ordem predefinida na selecção dos níveis. Fica ao vosso critério.
O jogo recebeu uma série de ajustes e melhoramentos, entre os quais se destaca a habilidade para fazer "dash", carregamentos de vitalidade, entre outros "power ups" e a capacidade de ressaltar após o contacto com a parede. Esta técnica é particularmente útil nalgumas "boss fights", bem como em certos níveis, sendo a sua utilização normalmente óbvia. Isto transforma um pouco a jogabilidade face ao que estávamos acostumados. De um modo geral há uma suavização da dificuldade. O jogo não é tão punitivo ou drástico, excepto nos confrontos com os Mavericks - "bosses" - que continuam a suscitar problemas.
Algumas quebras de "frame rate" tendem a afectar pontualmente o ritmo do jogo, que sem elas seria extraordinariamente fluído. A versão PSP, remasterizada, é nesse capítulo bem positiva. No entanto, estes anos todos, Mega Man X permanece como um jogo bonito e bastante satisfatório do ponto de vista da jogabilidade. Não querendo pagar os preços exorbitantes por um cartucho para a Super Nintendo, a económica versão 3DS poderá entrar no vosso radar e proporcionar uma experiência hardcore, em qualquer lado, agora que nos preparamos para entrar num mês tradicionalmente de deslocação e férias.