Mercado Japonês no seu ponto mais baixo desde 1987
Tendência negativa dura há quase 10 anos.
Nos tempos recentes, é cada vez mais aparente que o mercado das consolas e videojogos está a encolher no Japão. Desde as vendas abaixo do esperado por parte de jogos em grandes séries até às vendas de consolas, os Japoneses já não investem tanto tempo e dinheiro na indústria dos videojogos.
Isto é algo que a Famitsu decidiu destacar, e fácil de ver com o gráfico preparado por Daniel Ahmad, analista na Niko Partners, que nos mostra que desde 2007 que o mercado Japonês regista uma tendência negativa. As descidas a ritmo anual têm sido consistentes, até que chegamos ao ponto mais baixo desde 1987.
Entre 1987 e 1997, a indústria Japonesa registou contínuo crescimento ou manteve-se estável, a pequena descida no início do novo milénio foi compensada com um incrível salto em 2006 e 2007, mas desde então está cada vez menor.
Em 2016, os relatos vindos do Japão demonstraram que os Japoneses estão menos interessados nas consolas dedicadas, e mais focados no mobile, portanto será altamente interessante assistir à chegada da nova Nintendo Switch, com uma postura e filosofias muito próprias, para ver como os Japoneses reagem.