Metal Gear Solid V: A estranha coincidência do neuro cirurgião
Médico diz não ter nada a ver com o jogo e já apresentou queixa.
Ultimamente muitos fãs de Metal Gear Solid V : The Phantom Pain têm vindo a especular sobre a possibilidade do neuro cirurgião Sergio Canavero, que está a trabalhar para fazer o primeiro transplante de cabeça da história, ter alguma relação com o novo jogo de Kojima.
No entanto o Kotaku quis tirar isso a limpo e contactou com Canavero que explicou que nada tem a ver com o jogo e que de facto até já apresentou uma queixa contra Hideo Kojima e enviou uma carta à Konami a pedir uma indemnização por usarem a sua imagem no jogo sem a sua autorização.
Sobre as parecenças, que são por demais evidentes, o cirurgião contou que não sabe como conseguiram criar tais semelhanças. Mas acrescentou que segundo o seu advogado, um dos patrocinadores de uma das suas conferências foi um produtor de jogos, que poderia ter filmado essa conferência e utilizado as gravações desta para copiar a sua aparência.
Por fim, Canavero contou que ficou surpreendido por ter atingido a popularidade graças a um videojogo, depois de mais de 300 conferências e de tentar fazer uma intervenção pioneira na medicina.
De facto não são só as parecenças físicas que são semelhantes, o projecto para o primeiro transplante de cabeça da história tem o nome de HEAVEN. Outra curiosidade vai para o facto de Canavero ter falado muito na suas conferências sobre as vantagens da clonagem humana, um dos temas centrais da série Metal Gear Solid.
De destacar também o conteúdo de um dos seus livros, intitulado "Transplantes de cabeça e a busca pela imortalidade", cujo o tema faz referência mais uma vez aos temas tratados em Metal Gear Solid. De facto é algo que podemos constatar se olharmos para o índice do livro com palavras como "clone", "HEAVEN" ou "GEMINI".
Outro dado interessante é que o paciente que se deu como voluntário para o transplante de cabeça foi um ex-desenhador e animador 3D de videojogos.
Isto tudo poderá a levar-nos a pensar que o que inicialmente parecia ser uma campanha viral afinal poderá tratar-se de uma estranha e complexa coincidência, ou talvez não.