Microsoft a planear melhorias de hardware para a Xbox One?
Os comentários de Phil Spencer assim o sugerem.
Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox, teceu recentemente comentários inesperados sobre o futuro da Xbox One. Pelo que pudemos entender, esse futuro passa por melhorias de hardware para a consola, ou seja, semelhante ao que acontece no PC.
A ideia da Microsoft é melhorar o hardware da consola (ainda não sabemos de que forma) mas permitir compatibilidade com os antigos e novos jogos. Deste modo, os jogadores não serão obrigados a dar saltos de gerações, como aconteceu até agora, e deixar todos os jogos para trás. Este plano também permite acompanhar a evolução de hardware, em vez de optar pela estagnação como tradicionalmente acontece nas consolas.
"Quando olhamos para outros ecossistemas como os smartphones, tablets e o PC, vemos que têm um ciclo de evolução contínuo de hardware, mas entre as gerações das consolas a maioria da evolução é tornar o hardware mais barato e potencialmente mais pequeno," disse Spencer ao Polygon num evento da Xbox na semana passada.
"Ambas têm valor, mas não tornam os jogos melhores. Se olhares especificamente para o PC e para a evolução que há, percebes que não há razão pela qual as consolas não possam acompanhar a mesma curva."
"Olho para o ecossistema das consolas e penso que deveriam ter a capacidade de mais iteração no hardware. A Sony está a fazer isto com a realidade virtual, ao adicionar capacidades de VR à PlayStation 4 a meio do ciclo, e estão a fazê-lo adicionando outra caixa. Não digo isto com sentido negativo, mas não está a mudar o núcleo da consola."
Aparentemente, o primeiro passo deste plano já começou. Este passo foi tornar a Xbox One compatível com Windows. Para o futuro isto será vantajoso, pelo menos de acordo com as palavras de Phil Spencer.
"Vais ver-nos a introduzir novas capacidades de hardware durante uma geração"
"Quando olhas para as consolas, acredito que verás mais inovação de hardware do que nunca. Vais ver-nos a introduzir novas capacidades de hardware durante uma geração permitindo que os jogos sejam compatíveis porque temos uma Aplicação Universal Windows a correr em cima da Plataforma Universal Windows. Isto permite-nos concentrar-nos mais e mais na inovação de hardware sem invalidar os jogos que correm naquela plataforma."
Spencer acredita que é importante que as consolas acompanhem a evolução porque os PCs estão cada vez mais baratos e os smartphones têm cada vez mais capacidades. Apesar disto, ainda defende que as consolas são o melhor negócio em termos de desempenho / custo.
Embora não se tenha mostrado disposto a explicar melhor este plano, Spencer disse que "quero garantir às pessoas que o que estamos a fazer permite-nos ficar mais comprometidos com as consolas do que nunca e inovar de forma mais consistente do que antes. Isto é o mais importante para mim."
O que pensam desta ideia de melhorar o hardware das consolas?