Microsoft revela a carta escrita quando tentou comprar a Nintendo
Mais um pedaço de história.
Em 1999, ainda antes da Xbox original, a Microsoft tentou comprar a Nintendo, algo revelado anteriormente e que não correu nada bem. Os executivos da Nintendo riram-se e os da Microsoft ficaram sem saber o que fazer.
Agora, a Microsoft decidiu partilhar a carta que foi enviada para a companhia japonesa, na qual revela os planos que foram traçados e nos dá uma ideia de uma realidade alternativa.
O documento, enviado por Rick Thompson, na altura responsável pelo hardware Xbox na Microsoft, para Jacqualee Story da Nintendo fala sobre a tentativa da Microsoft em conseguir uma reunião com Hiroshi Yamauchi, na altura o líder da Nintendo, e Genyo Takeda, responsável pelo hardware da Nintendo, algo que não estava a ser fácil.
A carta, parte do museu virtual da Xbox, está em grande parte censurada, mas algumas partes do texto são legíveis e já foram transcritas para descobrir uma parte muito curiosa da história da Xbox.
"Querida Jacqualee, agradeço que tenha tentado preparar uma reunião com o senhor Takeda e o senhor Yamauchi para discutir uma possível parceria estratégica entre a Nintendo e a Microsoft em futuras plataformas de videojogos. Compreendo as preocupações do senhor Takeda sobre uma possível parceria e tentarei [não legível] as normas que ele pediu."
A maioria da carta não é legível, mas existe menções ao desenvolvimento do "Projeto Xbox", juntamente com a sugestão que "ajudaria a Dolphin a ser a melhor". Dolphin era o nome de código para a GameCube.
Esta carta é apenas um pedaço de uma longa história durante a qual a Microsoft tentou estabelecer uma parceria com a Nintendo. Em 2000, cerca de um ano após a carta, a Xbox tentou convencer a Nintendo a focar-se nos jogos enquanto a própria criava o hardware, numa tentativa de se tornarem mais forte juntas contra a PlayStation da Sony.
Como sabemos, isso também não resultou, mas é uma das maiores curiosidades do tempo em que a Xbox nasceu.