Passar para o conteúdo principal

Microsoft considerou comprar a Square Enix

A editora de Final Fantasy.

Ainda há dias, devido à audiência judicial que está de momento a decorrer entre a Microsoft e a FTC, reportámos aqui que a dona da Xbox considerou comprar uma série de estúdios, incluindo a SEGA e a Bungie.

Agora, novos documentos revelam que, em 2019, a Microsoft considerou adquirir a Square Enix e todos os seus estúdios ocidentais (que acabaram por ser vendidos ao Embracer Group).

Esta informação está presente no VGC, revelando que esta possível compra, denominada Project Phoenix, teria como objetivo aumentar a influência da Xbox nos mercados asiáticos e adquirir as maiores franquias da Square Enix: Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts.

Outro fator que interessava à Microsoft era o portfólio de jogos mobile da Square Enix que poderia servir de incentivo na adoção do Game Pass em dispositivos inteligentes.

Como já sabemos, esta aquisição ficou efeito e o artigo dá algumas razões para tal, incluindo um processo de filtragem que envolvia a remoção de estúdios que não atendessem a certos critérios, como a falta de experiência em IP originais ou maturidade em negócios.

Esta é apenas uma das múltiplas compras que a Microsoft terá tentado fazer e iria certamente ao encontro do objetivo de Phil Spencer em fortalecer a Xbox na Ásia.

Lê também