Passar para o conteúdo principal

Microsoft deixará de apoiar o XNA

Uma ferramenta usada para desenvolver jogos para a Xbox 360, Windows e Windows Phone.

A Microsoft não tem planos para continuar a apoiar ou disponibilizar futuras versões do XNA, uma ferramenta desenvolvimento de jogos para Xbox 360 e Windows, confirmou um representante ao Polygon.

Num email enviado aos produtores que usam a ferramenta (publicado parcialmente num blog desses produtores), a Microsoft avisa que "o XNA Game Studio não está em desenvolvimento ativo e o DirectX não está mais a evoluir como uma tecnologia".

"Dado a situação de cada tecnologia, valor e um compromisso adicional não podem ser oferecidos à comunidade MVP (Most Valuable Professional). Como resultado, efetivamente a partir de 1 de abril de 2014, o XNA/DirectX será completamente retirado do MVP Award Program."

As declarações de um representante da Microsoft ao Polygon contrariam que o DirectX deixou de evoluir, dizendo que, "a Microsoft está a investir no DirectX como uma base unificada de gráficos para todas as plataformas, incluindo o Windows, Xbox 360, e Windows Phone".

"O DirectX está a evoluir e continuará a evoluir. Não temos intenções de parar a inovação com o DirectX", acrescentou.

Mas o que é dito no email em relação ao XNA é válido.

O XNA Game Studio pode ser usado para lançar jogos para as platformas da Microsoft, como o Xbox Live e Windows Phone. Jogos conhecidos e de renome como Bastion, Fez e o mais recente Skulls of the Shogun foram desenvolvidos nesta ferramenta, que também é bastante popular entre os produtores independentes (esta área do Xbox Live não está acessível aos portugueses).

A descontinuação do apoio ao XNA poderá ser um indicativo de que a Microsoft está a desenvolver uma ferramenta melhor, provavelmente já preparada para a Xbox de próxima geração.

Lê também