Microsoft explica porque é que a Xbox One teve de ter o tamanho que tem
A resposta parece estar no arrefecimento do processador da consola.
Carl Ledbetter, que esteve à frente da equipa que desenhou a Xbox One, falou sobre o facto de muitas pessoas se queixarem quanto ao tamanho da consola, e explicou porque é que a consola teve de ter aquele tamanho.
"Toda a gente fica frustrada, porque o que nós queremos é que tudo seja fino, que não aqueça e que seja rápido de montar," disse Ledbetter em entrevista com o MCV. "Mas a realidade é que existem verdadeiros problemas no que toca ao arrefecimento quando tentas puxar uma série de números de watts no processador, portanto o dispositivo tem de ter um certo tamanho. Existe sempre uma dinâmica interessante entre engenharia e design, e as restrições em redor do desempenho."
A Xbox One é maior e mais pesada do que a sua antecessora Xbox 360, e é a maior do que as suas rivais PS4 e Wii U.
Durante a entrevista Ledbetter revelou também que o padrão da carcaça da consola foi desenhado propositadamente para emular o interface de utilizador da consola. O site questionou se realmente valeu a pena darem-se a esse trabalho, eis a resposta:
"Isso importa verdadeiramente," disse Ledbetter. "Para nós trata-se de criar uma experiência muito consistente e transparente de confiança, para que quando a vejas ela te comece logo a transmitir aspectos da marca, e quando entres na experiência de utilizador, satisfaça as tuas expectativas."
A Microsoft teve bastantes problemas de sobre-aquecimento com os primeiros modelos da Xbox 360. Desta vez com a Xbox One a companhia decidiu sacrificar a elegância.