Microsoft não vê a Valve como um concorrente nas consolas
A Sony, Nintendo, Apple e Google é que são os seus concorrentes.
Embora muitos acreditem que a Steam Box da Valve represente uma ameaça séria para as consolas caseiras, a Microsoft parece não estar preocupada.
Don Mattrick, o presidente da divisão Interactive Entertainment Business da Microsoft, disse ao The Verge que não vê a Valve como um concorrente no mercado das consolas, mas reconhece que "está a fazer algumas coisas inovadoras".
Quais são então as companhias que a Microsoft vê como concorrentes? A Sony, Nintendo, Apple e Google. Estas duas últimas podem não ter uma consola dedicada aos videojogos, mas os seus smartphones e tablets são dispositivos usados por milhões para jogar, o que as torna potenciais ameaças.
Gabe Newell, o fundador da Valve, proferiu palavras duras contra o Windows 8 antes do lançamento do novo sistema operativo. Ainda assim, Mattrick disse "adoro o Gabe, estive lá quando recebeu o prémio de carreira, é maravilhoso ver o que a Valve está a criar".
Até um dos criadores da primeira Xbox criticou as decisões da Microsoft com a Xbox 360, elogiando as plataformas da Apple pela sua abertura aos produtores.
Sobre a possibilidade de futuramente a Xbox ter uma abertura semelhante, Mattrick disse "existe um certo nível de competência técnica e de produção que as pessoas necessitam de ter porque estamos a tentar criar grandes experiências."
"Estamos a tentar assegurar que o que existe nos nossos serviços é feito com qualidade e tem interesse para as pessoas que estão habituadas a usá-los."