Microsoft, Nintendo e Sony agradadas com os resultados do Natal
Onde a Wii e a DS foram as grandes vencedoras.
Depois do NPD Group ter publicado os resultados de vendas de jogos e consolas nos Estados Unidos durante o mês de Dezembro, onde vemos uma Nintendo completamente dominadora, e com uma Xbox 360 que vendeu o dobro da PS3, agora chegou a vez das três grandes fabricantes falarem sobre esses mesmos resultados.
Para a Microsoft, aqueles números são uma conquista em termos comerciais e um choque para a estrutura habitual no sector dos videojogos, onde a Sony reinou durante a geração passada com a Playstation 2. As vendas da Xbox 360 sofreram um aumento de 38% em Dezembro.
Don Mattrick da Microsoft diz que, "O nosso objectivo em 2008 era chegarmos a um público mais vasto oferecendo jogos espectaculares e entretenimento à Xbox 360. Se olharmos para o futuro, as novas ondas de inovação irão expandir a nossa posição de líderes mundiais em entretenimento interactivo."
Na Nintendo, como seria de esperar, todos estão satisfeitos com as vendas registadas pela DS e Wii, assim como pelos bons resultados que têm alcançado os jogos para as duas consolas.
Camie Dunaway da Nintendo diz que, "Conceitos como o Wii Fit, Guitar Hero e Rock Band nunca teriam sido possíveis há uns anos atrás e agora estão a ajudar no crescimento da indústria," ela acrescenta também que as plataformas Nintendo estão a expandir a definição de videojogo.
Relativamente à Sony, ela mostra-se também bastante optimista. Peter Dille, membro de marketing da SCEA, diz que, "A marca Playstation teve um calendário de lançamentos sólido, com um aumento na venda de consolas de 40% e nos jogos de 115%." Dille insiste no sucesso da Playstation 2, que acumula mais de 50 milhões de consolas vendidas no território norte-americano.