Microsoft recomenda não cobrar por upgrades Xbox Series X
Mas diz que cada editora decide o que fazer.
A Microsoft vai apostar na funcionalidade Smart Delivery para assegurar que basta comprar uma unidade dos jogos desenvolvidos internamente e poderás jogá-los na Xbox One ou Xbox Series X sem custos adicionais.
No entanto, algumas editoras poderão ter outros planos (como a EA revelou para os seus jogos cross-gen) e apesar da lista inicial de jogos com Smart Delivery ser relativamente pequena, fontes não oficiais avançam que a Microsoft está a recomendar às editoras activar esta funcionalidade ou uma similar sem exigir custos aos jogadores.
Segundo revelado pelo VGC, a Xbox não permitirá que seja cobrado como DLC o acesso à versão Xbox Series X de um jogo cross-gen que compraste na Xbox One e que quem não aderir à Smart Delivery, deverá apresentar programas de upgrade similares aos da EA, chamado "Dual Entitlement".
Se a editora insistir em vender os seus jogos cross-gen sem qualquer tipo de acesso gratuito à outra versão, a Xbox recomenda apresentar bundles "cross-gen" que permite obter os dois jogos por um preço inferior ao da compra em separado de ambas as versões.
Este é o esquema adoptado pela 2K Games para NBA 2K21, que permitirá adquirir as versões de actual e próxima geração por 99.99€, através da Mamba Forever Edition. Comprar as duas versões em separado significaria pagar 129.98€.
A Microsoft reforça que os jogadores devem estar no centro do negócio e que terão de ser respeitados nesta fase de transição que poderá apresentar alguns contra-tempos.
"Na Xbox, o jogador está no centro de tudo o que fazemos e é por isso que estamos empenhados em apoiar os exclusivos da Xbox Game Studios, incluindo Halo Infinite, com a Smart Delivery, fornecendo a melhor versão possível na consola onde vais jogar."
No entanto, o representante da Xbox que respondeu ao pedido de esclarecimentos do VGC acrescentou ainda que "cada editora decidirá se implementa a Smart Delivery e pode escolher usá-la em jogos que chegam primeiro à Xbox One e mais tarde à Xbox Series X."