Microsoft, Sony, Nintendo vão exigir a revelação da raridade ou probabilidade nas caixas de loot
Só assim poderão continuar a ser apresentadas.
A Nintendo, Sony e Microsoft anunciaram uma iniciativa que exigirá às editoras revelar os rácios do loot nas controversas caixas que querem lançar nas suas plataformas.
As novas medidas foram anunciadas por Michael Warnecke da Entertainment Software Association Michael (partilhadas pelo GamesIndustry.biz), durante a mais recente FTC e foram pensadas para "examinar os problemas de protecção ao consumidor relacionados com as caixas de loot nos videojogos".
A ESA confirmou que as três grandes companhias vão exigir que as editoras revelem informações sobre a raridade ou probabilidade de obter itens virtuais inseridos num formato aleatório.
Estas medidas serão implementadas em 2020 e mesmo os jogos que introduzam as caixas de loot numa actualização, terão de cumprir com elas. Segundo revelado pela ESA, a Activision Blizzard, Bandai Namco, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Microsoft, Nintendo, Sony, Take-Two, Ubisoft, Warner Bros e a Wizards of the Coast concordaram em revelar a "raridade ou probabilidade de obter itens virtuais em caixas de loot compradas".
As caixas de loot tornaram-se num dos mais controversos temas desta indústria e países como a Bélgica ou Holanda declararam que representam uma forma de jogos de sorte e são ilegais - forçando as editoras a removê-las dos seus jogos.
A Sony Interactive Entertainment comentou, dizendo que, "pretende assegurar que os utilizadores da PlayStation têm acesso a informação e ferramentas, tais como controlo parental na carteira, que os ajudará a tomar decisões informadas sobre compras in-game."
Na declaração enviada ao Eurogamer, a Sony diz ainda que "apoiamos os esforços da indústria para revelar a probabilidade de otens itens virtuais aleatórios, conhecidos como caixas de loot, e estamos dedicados em fornecer aos consumidores esta informação em todos os jogos que produzimos e lançamos."
A Nintendo também reagiu à notícia e partilha a mesma mensagem: dar aos consumidores mais informações.
"Na Nintendo, é muito importante assegurar que os nossos consumidores tomam decisões informadas quando jogam os nossos jogos."
"Como parte dos nossos contínuos esforços neste campo, a Nintendo exigirá à revelação dos rácios nos jogos Nintendo Switch que oferecem itens virtuais aleatórios para compra, tais como as caixas de loot. Esta exigência será aplicada a todos os novos jogos e incluem as actualizações a jogos que adicionem caixas de loot através de compras in-game."
"Também oferecemos ferramentas como a nossa aplicação mobile de Controlo Parental na Nintendo Switch, dá aos pais o poder de escolher o que funciona para a sua família, incluindo a gestão de compras in-game e estabelecer um limite para o tempo de jogo."