Passar para o conteúdo principal

Microsoft traz a AI Innovation Factory para Portugal

Empresas nacionais querem usar a IA.

Crédito da imagem: Microsoft

A Microsoft revelou a chegada da iniciativa AI Innovation Factory a Portugal, com o apoio da Accenture, Avanade e Unicorn Factory Lisboa.

De acordo com a Microsoft Portugal e a IDC, "62% das empresas portuguesas já usam Inteligência Artificial e 25% das que não usam esperam fazer deployment nos próximos 24 meses", o que a motiva a trabalhar para acelerar a adoção de Inteligência Artificial por empresas públicas e privadas em Portugal.

A companhia vai apostar na formação através da AI Innovation Factory para promover a adoção de Inteligência Artificial em Portugal, com o objetivo de alcançar a inovação digital em diversos ecossistemas. Eis os principais detalhes:

"Ainda em fase de construção, a AI Innovation Factory estará integrada no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, com data prevista para inauguração em novembro de 2024. Não obstante, até lá todo o programa da AI Innovation Factory desenrolar-se-á nas instalações da Microsoft no Parque das Nações ou nas sedes de um dos parceiros."

A Microsoft Portugal diz que as empresas nacionais estão a par das europeias nos seus planos para implementar o uso da IA, informa que 40% das organizações em Portugal usam plataformas de cloud pública para testes e desenvolvimento da IA, e revela ainda que 77% das organizações acreditam que é muito importante uma estratégia responsável no uso da IA.

O estudo efetuado pela Microsoft e IDC mostra que as empresas "estão ansiosas por adotar a tecnologia de IA, com 67% dos inquiridos a utilizar atualmente ferramentas de IA nas suas organizações e 21% a planear fazê-lo nos próximos 12 meses."

Lê também