Passar para o conteúdo principal

Mikami contra a imagem da mulher objecto nos videojogos

"Não gosto das personagens femininas que são submissas aos homens".

Shinji Mikami, o criador de Resident Evil e do mais recente The Evil Within, mostrou o seu desagrado perante a imagem de mulher objecto que tem estado presente em muitos dos jogos da actualidade, afirmando que ele nunca criaria um personagem com essas características.

Em entrevista com o jornal britânico The Guardian, Mikami disse que, "Não sei se coloquei mais ênfase nas personagens femininas, mas quando as apresento, nunca são como objectos. Em alguns jogos elas são personagens periféricas com físicas ridículas para os seus peitos. Eu evito esse tipo de erotismo tão óbvio. Também não gosto das personagens femininas que são submissas aos homens. Nunca retratarei uma mulher dessa forma."

"Eu crio personagens femininas que descobrem a sua independência à medida que o jogo progride, ou que já sabem que são independentes mas que são postas à prova contra uma série de desafios," acrescentou Mikami. Ainda sobre o assunto, Mikami referiu que a personagem Rebecca Chambers é uma das que ele se sente menos orgulhoso de ter criado, isto porque, para ele, ela é uma personagem submissa. "Ela não é independente."

"Eu não queria incluí-la no jogo mas a equipa, por alguma razão, queria que tivéssemos esse tipo de personagem em Resident Evil. De certeza que para a equipa fez sentido tê-la no jogo. E no Japão a personagem é muito popular," concluiu Mikami.

Lê também