Miles Jacobsen joga à defesa nesta entrevista de Football Manager 2014
Nega que o jogo precisa de descansar por uma época ou duas.
Colocamos algumas perguntas ao homem forte da Sports Interactive, o estúdio responsável por Football Manager, o simulador de treinadores que goza de imenso sucesso no nosso país. Miles Jacobsen, o diretor, falou-nos um pouco da versão de 2014 de Football Manager, e comentou ainda a entrada da série no Linux, garantindo que nada tinha a ver com o anúncio das Steam Machines ou do SteamOS, fiquem com a entrevista:
Olá, bem, temos mais de 1,000 novas funcionalidades na versão deste ano. Temos também milhares de novas ideias que queremos implementar a certa altura, assim como versões de jogos Football Manager para outras plataformas. Quando for a altura, traremos o modo da Xbox de volta para outra plataforma!
Podemos dizer que correu da forma que esperávamos - Ficamos muito contentes com as reacções iniciais, e anunciamos que o vamos trazer para a Vita também, com gravação cruzada com as versões no PC, Mac e Linux, o que é entusiasmante.
O importante para nós ao alterar o Football Manager Classics, era que se mantivesse fiel ao jogo original e ao mesmo tempo livre de tudo que fosse supérfluo. Então, tudo o que considerarmos para o futuro, apenas será adicionado se realmente fizer sentido para o jogo e não requerer demasiado tempo.
Os módulos das conversas com a equipa mudaram substancialmente, alinhadas com o novo sistema de tácticas do jogo. Vamos sempre ter que adicionar conteúdo às conversas com a equipa, ela é agora mais inteligente (assim como o teu treinador assistente), as reacções são mais claras para o treinador e existem mais escolhas também. Adicionalmente, os efeitos são agora mais variados, baseado na personalidade de cada atleta.
Não, temos muitas coisas que gostaríamos de fazer com a série, muitas funcionalidades que queremos adicionar! Além do mais, a reacção das pessoas mostra que continuam a gostar do jogo a cada versão, e nós continuamos capazes de melhorar a experiência da mesma forma que fizemos para o FM 2013 e FM2014, seria errado não permitir que os jogadores aproveitassem todas essas melhorias.
São plataformas completamente diferentes, apesar das semelhanças estéticas, nenhum do código de jogo da PSP é utilizado no jogo da Vita.
Nós anunciamos o Football Manager no Linux muito antes do anúncio do SteamOS, do qual nada sabíamos. Obviamente existiam rumores a circular sobre a chamada SteamBox, mas mesmo assim, a decisão de trazer o jogo para Linux foi tomada mesmo antes disso.
"Temos muitas coisas que gostaríamos de fazer com a série, muitas funcionalidades que queremos adicionar!"
A equipa tecnológica da Sports Interactive queria fazê-lo há muito tempo, mas tendo em conta as diferentes formas de Linux, as análises "custo-benefício" eram sempre muito fracas. Quando a Valve começou a lançar jogos para Linux com uma forma de distribuição específica e alvo principal, as coisas ficaram muito mais atractivas. Basicamente, decidimos apoiar essa distribuição e portar o jogo para ela. Agora que o SteamOS vai ser uma realidade, a decisão tornou-se ainda mais inteligente que inicialmente.
Não estamos fora do ecossistema da sala, temos suporte total para o modo Big Picture no Steam, incluindo a possibilidade de ajustar a escala do texto e gráficos, para que o jogo fique deslumbrante no ecrã da televisão. Então, podes jogar desde o teu computador, seja em Windows, MacOS, SteamOS ou Ubuntu, com a máquina ligada à tua televisão.
Sim, Football Manager Handheld 2014 vai estar disponível este ano, ainda antes do natal. Iremos anunciar detalhes assim que tivermos uma ideia mais clara de quando será o lançamento.
É uma pergunta impossível de responder, temos tantas adições ao jogo este ano, e se eu não gostasse delas todas, nunca teriam chegado à versão final. Football Manager é a soma de todas as suas partes, não é um jogo com uma grande funcionalidade, onde o resto é tudo "meh" ("risos").
Obrigado.