Passar para o conteúdo principal

Minecraft Legends - estratégia bloqueada

Básico na estratégia e na ação.

Este híbrido de ação e estratégia tem imenso charme, mas falta profundidade ao gameplay para transmitir ao jogador a sensação de triunfo ou qualquer desafio de recompensa meritória

Minecraft Legends é a mais recente amostra dos esforços da Mojang em expandir o alcance desta tão popular propriedade. Além do jogo original, um mega sucesso focado na construção que ainda hoje maravilha milhões de jogadores em todo o mundo, a companhia colabora com outros estúdios para diversificar o tipo de experiências neste universo. Desde 2015 com Minecraft: Story Mode desenvolvido pela Telltale Games, tivemos Minecraft Dungeons em 2020, um dungeon-crawler da Double Eleven, e agora temos este jogo de estratégia e ação desenvolvido em conjunto com a Blackbird Interactive.

Algo a ter de imediato em conta é que Minecraft Legends é descrito como "estratégia e ação", não como "estratégia em tempo real" e rapidamente perceberás que, efetivamente, não se trata de um RTS puro. É uma espécie de híbrido, com mecânicas de jogos de ação e outras vindas dos jogos de estratégia, o que resulta numa mistura pouco empolgante e que acaba por cansar rapidamente. No entanto, existe aqui muito charme e diversão, mas tudo dependerá do tipo de jogador que vai pegar nele.

Minecraft Legends transporta-te para uma série de reinos nos quais terás de travar os Piglins, que ameaçam a vida dos pacatos habitantes. Existe uma trama geral de maior proporção, uma luta entre o bem e o mal, mas de uma forma resumida, este é um jogo sobre proteger aldeias indefesas dos Piglins invasores e destruir as suas bases para travar as suas investidas.

Isto é feito através de um gameplay híbrido entre ação e estratégia que parece pensado para jogadores mais novos. Digo isto pois o elemento ação é básico e o elemento estratégia não tem a profundidade que encontras nas maiores referências. Além disso, tens uma perspetiva na terceira pessoa e controlas o líder, a tua personagem, que luta no meio das tropas que invoca. Isto é diferente do habitual RTS onde tens a perspetiva aérea e controlas as tropas como se fosses uma entidade divina.

Ver no Youtube

Esta aposta para Minecraft Legends resulta num híbrido dinâmico e fácil de entender. Mesmo com o HUD entulhado de elementos e com imensas tarefas para fazer, como invocar criaturas que recolhem automaticamente recursos ou construir, rapidamente aprendes os controlos e começas a executar as ordens que desejas de forma intuitiva. A Mojang e a Blackbird conseguiram alcançar o seu objetivo e diria que foi traçado um bom equilíbrio, mesmo que a adaptação dependa do tipo de jogador. Os mais novos podem precisar de mais tempo a dominar os controlos e mecânicas enquanto os veteranos dos RTS em minutos navegam por Minecraft Legends.

Diria que este híbrido de ação e estratégia tinha tudo para resultar numa triunfante experiência, mas a falta de profundidade capaz de transmitir uma boa sensação de mérito ao completar tarefas ou a fraqueza do elemento ação, resultam numa experiência demasiado simples nas duas metades deste híbrido. Mesmo com um semblante de diversão e charme, Minecraft Legends poderá rapidamente perder o fulgor quando sentes que o ciclo gameplay começa a puxar o ritmo para o enfadonho.

Jogado com outro jogador, Minecraft Legends poderá ganhar maior interesse, especialmente com alguém mais novo e menos habituado. No entanto, jogado a solo, o ciclo gameplay poderá perder rapidamente as forças. Defender as aldeias é simples e fácil, os Piglins nem parecem querer mostrar esforço nos ataques, destruir bases (as de maior escala são um melhor desafio) torna-se repetitivo e tudo porque o gameplay não tem uma profundidade capaz de estimular o jogador, sem esquecer que não transmite aquela preciosa sensação de triunfo ou mérito.

Proteger as aldeias, destruir postos ou bases dá-te recursos, o que te permite minar mais materiais e fabricar mais construções, soldados ou mais ajudas. A ideia é sentir que estás constantemente a evoluir, mas a tarefa de chegar a um local inimigo, preparar as forças, construir formas de chegar aos pontos estratégicos da melhor forma e gerir as tropas nos ataques é demasiado simples e quase sem estratégia.

Independentemente de como te vais sentir com o ciclo gameplay ou a sua falta de profundidade, algo que agradará sem contestação é a qualidade visual de Minecraft Legends. Altamente colorido, mantém o aspecto característico de blocos nos seus mundos abertos e consegue transmitir imenso carisma. A correr a 4K e com HDR, torna-se num jogo vibrante e que facilmente conquistará a atenção dos jogadores mais novos.

Ver no Youtube

Algo que também merece todos os nossos elogios são os esforços da Microsoft para localizar Minecraft Legends para Português de Portugal. O jogo está totalmente legendado na nossa língua e até as vozes, seja nas cutscenes ou gameplay, estão totalmente localizadas. É um esforço raro de se ver e que merece todos os aplausos, especialmente porque quebra uma grande barreira para o que diria ser o principal público alvo.

Minecraft Legends é um esforço interessante da Mojang para expandir as experiências criadas neste universo. Com a ajuda da Blackbird Interactive, criaram um híbrido de ação e estratégia que no papel tinha tudo para resultar, mas infelizmente é um jogo pouco profundo que rapidamente perde o fulgor. É demasiado simples para os maiores amantes da estratégia, não tem elementos de ação suficientemente interessantes para se tornar empolgante a médio e longo prazo. Diria que somente os mais pequenos, ou pais que querem jogar com os seus filhos, vão conseguir desfrutar de Minecraft Legends.

Prós: Contras:
  • O conceito de combinar ação e estratégia é interessante
  • Visuais coloridos e nítidos a 4K capazes de apelar aos mais novos
  • Totalmente localizado para Português de Portugal
  • O elemento ação é demasiado simples
  • Falta profundidade à estratégia para se sentir mérito no triunfo
  • Poderá tornar-se repetitivo rapidamente

Lê também