Minecraft poderá ser banido na Turquia por ser violento
Ministro de políticas sociais e familiares vai iniciar investigação.
Minecraft é hoje adorado por milhões de crianças em todo o mundo e dificilmente pode ser considerado um jogo violento, mas de acordo com o BBC News, que cita o site turco Haberturk, o governo Turco vai investigar se o jogo da Microsoft é violento e prejudicial para as crianças.
Aparentemente, a investigação foi desencadeada por um jornalista do país, que contou a Aysenur Islam, o ministro de políticas familiares e sociais, que no jogo era possível matar outras personagens, incluindo mulheres, para ganhar pontos.
Se o jogo for considerado violento, Minecraft poderá ser banido da Turquia.
Embora aos nossos olhos tal investigação possa parecer ridícula, há quem acredite de facto que Minecraft pode ter um impacto negativo. O professor universitário Cigdem Kagitcibasi comentou com o Haberturk que as regras do jogo ensinam violência e tornam-na atractiva, reforçando o sentimento de agressão.
Cigdem Kagitcibasi não está sozinho na sua posição. O psicólogo Alanur Özalp defende que Minecraft tem um impacto negativo nas crianças pois estas não conseguem distinguir o real do virtual. Deste modo, quando no jogo estão a bater num ser vivo, não percebem que na vida real esse ser vivo sofreria nessa situação.
A realidade turca é diferente da nossa. Na Europa PEGI recomenda Minecraft para crianças com 7 anos ou mais, enquanto nos Estados Unidos foi recomendado para maiores de 10.