Miyamoto fala sobre o problema dos jogos AAA
E acredita que quem faz jogos para as consolas da Sony e Microsoft tem tido mais dificuldades do que se pensa.
Shigeru Miyamoto falou com os investidores da Nintendo sobre os problemas do desenvolvimento dos chamados jogos "Triple A", especulando que quem desenvolve esse tipo de jogos para as consolas da Sony e da Microsoft tem passado por dificuldades.
"Suspeito que os criadores de software que desenvolvem jogos (para jogadores avançados) para os sistemas da Microsoft e da Sony devem ter tido mais dificuldades do que pensamos," disse Miyamoto.
"As equipas de desenvolvimento precisam de um ano para acostumar-se aos gráficos de alto rendimento que usam a mais recente tecnologia de shader, e posteriormente, desenvolver um jogo requer duas a três vezes o tempo e os custos laborais."
Miyamoto assinalou também que nem todos os projectos com orçamentos de 70 milhões de euros podem ser rentáveis, e que poucos jogos conseguem sobreviver se não estiverem entre as tabelas dos dez jogos mais vendidos.
"De qualquer forma, não estou a dizer que a Nintendo não vai trabalhar nisso. A nossa subsidiária Monolith Software está a trabalhar em vários projectos, e a Platinum anunciou dois títulos da série Bayonetta. Levou tempo, mas agora podemos desenvolver software que encaixa na Wii U, e gostaríamos de lançar novos jogos daqui para a frente," concluiu.