Miyamoto pede às companhias para não serem gananciosas
Fala da postura da Nintendo no sector mobile.
O senhor Shigeru Miyamoto é uma das mais populares e respeitadas figuras desta nossa indústria, sendo visto como uma referência pelo seu papel na criação e desenvolvimento das mais adoradas propriedades da Nintendo.
Aos 65 anos, Miyamoto continua a trabalhar na Nintendo para apresentar novos títulos entusiasmantes e ajuda a companhia Japonesa a entrar no mercado mobile, altamente lucrativo.
No entanto, Miyamoto deixa uma advertência para as companhias que trabalham no sector mobile e durante a Computer Entertainment Developers Conference (CEDEC), via Bloomberg, apelou para que não se tornem gananciosas.
"Temos sorte de ter um mercado tão gigante, por isso o nosso pensamento é, se conseguirmos entregar jogos a preços razoáveis ao máximo possível de pessoas, veremos grandes lucros."
Miyamoto acredita que o modelo free to play - apoiado por micro-transacções, pode continuar a dar lucros recorde, mas optar por oferecer o jogo ou vender a preço reduzido enquanto se incentiva os jogadores a investir dinheiro em itens virtuais pode não ser tão benéfico quanto alguns pensam.
"Não posso dizer que o nosso modelo de custo fixo tenha sido realmente um sucesso, mas continuaremos a apoiá-lo até se tornar enraizado. Dessa forma, todos podem desenvolver jogos num ambiente confortável. Focados em apresentar jogos ao maior número possível de pessoas, podemos continuar a melhorar o nosso negócio de jogos mobile."
Para a icónica figura da Nintendo, os criadores de videojogos deveriam aprender algumas lições com a indústria da música, que enfrenta dificuldades após os consumidores terem encontrado formas de ouvir música sem pagar nada.
Miyamoto defende que a chave é desenvolver uma cultura de pagar por bons jogos e que os serviços por subscrição devem desempenhar um maior papel.
"É necessário que os programadores aprendam a lidar com serviços estilo subscrição. Ao procurar uma parceira para isto, é importante encontrar alguém que compreenda o valor do teu software. Depois, os consumidores vão sentir o valor nas tuas apps e software e desenvolver o hábito de pagar dinheiro por elas."
Dragalia Lost e Mario Kart Tour são os próximos jogos da Nintendo para dispositivos mobile.