Passar para o conteúdo principal

Imagens da consola Xbox que a Microsoft cancelou!

Patente revela detalhes do design e especificações.

Crédito da imagem: Microsoft/USPTO

Surgiu uma patente que revela detalhes sobre o que poderia ter sido a consola de jogos em nuvem da Xbox, anteriormente conhecida pelo nome de código Keystone. Anunciada em 2021 e cancelada na sua forma original um ano depois, o dispositivo ressurgiu em outubro de 2022, quando foi vista na prateleira do patrão da Xbox, Phil Spencer.

A patente, submetida ao US Patent and Trademark Office em junho de 2022, descreve um dispositivo identificado apenas como uma "consola eletrónica". Embora não haja qualquer menção direta à Keystone, o site Windows Central afirma que o documento se refere precisamente a ela. As comparações lado a lado entre o protótipo visto na prateleira de Spencer e os esquemas da patente reforçam esta afirmação, mostrando semelhanças evidentes no painel frontal.

Os documentos da patente revelam mais sobre o design que a Microsoft estava a considerar para a sua consola de jogos em nuvem. Visualmente, o dispositivo assemelha-se à Xbox Series S, mas com uma área de cobertura horizontal compactada numa forma quadrada. Há também uma placa com o tradicional "Hello from Seattle" na parte inferior, semelhante à da Xbox Series X.

Em termos de conetividade, o design proposto inclui um botão Xbox e uma porta USB na parte da frente, um botão de emparelhamento do comando num dos lados, bem como conectores HDMI, Ethernet e de alimentação na parte de trás. O design também inclui várias aberturas para dissipação de calor. No entanto, a patente não revela quaisquer detalhes sobre os componentes internos da consola.

Em maio de 2022, a Microsoft anunciou a decisão de "mudar a direção" do projeto Keystone, citando os custos elevados como a principal razão para abandonar a versão existente. Phil Spencer confirmou mais tarde que o projeto foi cancelado porque o dispositivo era "mais caro do que queríamos que fosse quando o construímos com o hardware que tínhamos no interior". A nova abordagem da Microsoft centrou-se na aplicação Xbox TV, permitindo aos utilizadores transmitir jogos da Xbox Cloud Gaming em 1080p e até 60 fps.

Apesar do cancelamento da consola dedicada, a Microsoft continua a apostar nas suas ambições no espaço dos jogos em nuvem, oferecendo soluções alternativas para os jogadores tirarem partido do serviço de streaming Xbox Cloud Gaming.

Image credit: Microsoft/USPTO

Lê também