Monolith mostra-se desagradada com adaptações e expansões de F.E.A.R.
Companhia pretende voltar ao bom caminho em F.E.A.R. 2.
Ao que tudo indica não foi só a crítica especializada que se mostrou desagradada com as expansões de F.E.A.R. e as adaptações para Xbox 360 e Playstation 3, os próprios criadores do título original também torceram o nariz à qualidade alcançada.
Numa recente entrevista a Dave Matthews, artista principal de F.E.A.R. 2: Project Origin, quando lhe perguntaram se acreditava que as expansões e adaptações para consolas tinham servido para atrair novos jogadores ao franchise, a sua resposta foi algo inesperada dizendo que foi mais uma forma de afastar uns quantos jogadores da série.
"TimeGate levou a história numa direcção contrária à que nós queríamos. Vemos Extraction Point e Perseus Mandate (as duas expansões de F.E.A.R.) como um universo alternativo, uma espécie daquilo que podia ter sido, e por isso não afecta necessariamente a história que nós queremos contar. F.E.A.R. era sobre Alma, F.E.A.R. 2 é sobre Alma, e queríamos continuar a história da forma que planeámos inicialmente."
Matthews acrescentou também que as adaptações para consolas serão mais fiéis à versão PC do que o que aconteceu no primeiro F.E.A.R.
"Agora trabalhamos nas três versões, mudámos a nossa estrutura de desenvolvimento para poder fazer as três versões simultâneamente e não há uma plataforma principal. Embora haja sempre pequenas diferenças entre as três versões, por exemplo no PC podemos ir um pouco mais além, o nosso objectivo é garantirmos que a experiência seja igual nas três plataformas."