Moon Studios defende lançamento EA de No Rest for the Wicked
Permite obter feedback valioso.
No Rest for the Wicked é o novo jogo dos criadores de Ori, recebido com reações mistas por parte dos primeiros jogadores. Enquanto muitos estão a adorar a proposta, outros apontam críticas e parecem confusos ao descobrir que se trata de um acesso antecipado, do significado do termo, e também com o design de um Soulslike promovido como um Action RPG.
Thomas Mahler, diretor criativo dos jogos Ori e No Rest for the Wicked, decidiu voltar a usar a rede social X para responder ao feedback da comunidade, numa mensagem na qual demonstrou maior convicção na escolha de o lançar em acesso antecipado, especialmente com tudo o que se passou nestes primeiros dias, ao ponto de afirmar que jogos como Dark Souls teriam beneficiado com lançamento em acesso antecipado.
“Ainda nem passou uma semana de Acesso Antecipado e já se tornou nítido que seguir com o Acesso Antecipado foi das melhores decisões que podíamos ter feito,” disse Mahler.
“Vejo que algumas pessoas estão irritadas com o lançamento de jogos como Wicked, Hades 2 e o novo da Larian em Acesso Antecipado, até mesmo que o estúdio ‘devia ter dinheiro para terminar o jogo e lançá-lo nessa altura’. Mas isso é olhar para um problema complexo de uma perspetiva muito simplificada.”
Mahler diz que os jogos se estão a tornar mais sofisticados e complexos, o que significará mais lançamentos em Acesso Antecipado. Segundo explica, de forma alguma conseguiriam lançar a versão 1.0 de No Rest for the Wicked sem recolher toda a informação que estão a ver, sem o feedback dos jogadores, “e falo de jogadores a sério, não de grupos de teste”.
Além disso, refere que mesmo com o dobro dos funcionários, jamais conseguiriam lançar um produto tão complexo sem obter o feedback obtido através de um acesso antecipado. Para Mahler, vários jogos podiam ter beneficiado com Acesso Antecipado, “imagina Dark Souls 1 em acesso antecipado, ao invés da From correr para lançar um produto numa caixa num estado inacabado, provavelmente teriam olhado para a segunda metade do jogo e formar em pleno e polir as áreas menos polidas, como Lost Izalith, etc.”
Para terminar, Mahler diz que nenhuma atualização ou conteúdo adicional permite realizar o que é possível fazer num acesso antecipado. Mesmo que muitos estejam irritados, precisam entender que é algo diferente e que provavelmente se tornará muito mais popular no futuro.