Moralidade de Edward Snowden inspirada pelos videojogos
O informador que revelou os planos da NSA para vigilância em massa.
A moralidade demonstrada nos videojogos foi um dos factores que influenciou Edward Snowden a tornar público os planos da NSA para implementar vigilância de larga escala nos Estados Unidos, entre outros planos classificados como ultra secretos.
Esta revelação sobre Edward Snowden não veio do próprio, mas antes de Glenn Greenwald, o jornalista que o ajudou a publicar a sua história e os muito documentos da NSA.
Em entrevista com o GQ, Greenwald disse que "Snowden disse-me que no centro da maioria dos videojogos está um indivíduo ordinário que vê alguma injustiça série, certo? Como alguma pessoa que foi raptada e tens que salvá-la, ou alguma força malvada que obteve uma arma e agora tens que desactivá-la ou matá-los ou assim".
"Tudo se resume a encontrar formas de ficares mais poderoso como uma pessoa normal, para enfrentar forças poderosas de forma a que seja possível enfraquecê-las em busca de um bem público, mesmo que seja muito arriscado ou perigoso. Esta é a moral narrativa no centro dos videojogos que fizeram parte da sua pré-adolescência e formaram parte do seu entendimento moral do mundo e da sua obrigação como indivíduo".