Motivo para não haver transferência de UMDs para a Vita no Ocidente
A PSP não é suficientemente popular por estes lados.
Ao contrário dos japoneses, os Europeus e Americanos não podem transformar os seus os jogos UMD da PSP em formato digital e depois descarregá-los para a PS Vita a um preço reduzido.
Esta decisão por parte da Sony foi recebida com desagrado, principalmente por aqueles que têm grandes coleções na primeira portátil da Sony e estão interessados em adquirir a sucessora.
Na sua entrevista com o Wired, Shuhei Yoshida, presidente dos Worldwide Studios da Sony, esclarece que a PSP é mais popular no Japão que no Ocidente e que ainda há títulos a serem lançados.
"Quando olhas para o planeamento de lançamentos de novos títulos vês que ainda existem muitos jogos para a PSP a serem lançados e a serem anunciados. Muitas pessoas que estão interessados na Vita também estão interessados em jogar jogos PSP que possam comprar do lançamento da Vita, e não vão necessariamente escolher a versão digital. Por isso há uma maior demanda para introduzir um programa como este."
Outra razão para a Sony não disponibilizar o programa no Ocidente são os preços dos jogos em formato digital da PSP, sublinhando que é possível comprar Final Fantasy Tactics por $10, que é mais ou menos o preço que os japoneses têm de pagar pela cópia digital de um jogo que já têm em formato UMD.