Passar para o conteúdo principal

MSI desacelera produção de GPUs AMD

Foca-se na maior fatia de mercado, a Nvidia.

Crédito da imagem: MSI

A MSI, um player importante no domínio das placas gráficas, suscitou nos últimos dias uma série de questões relacionadas com o seu foco nas ofertas de GPU, particularmente em relação à linha RTX da NVIDIA em comparação com as GPUs Radeon da AMD, informações recolhidas pelo Wccftech.

A conversa ganhou força quando o HardwareUnboxed destacou a aparente mudança da MSI em relação às GPUs AMD Radeon, observando a ausência da MSI na série Radeon 7000 da AMD e a descontinuação de produtos existentes. No entanto, a situação é complexa, uma vez que a MSI continua a ser um parceiro fundamental tanto para a NVIDIA como para a AMD, tendo historicamente oferecido diversos produtos para ambas as marcas.

Embora a MSI tenha introduzido as GPUs AMD Radeon RX 7000, como a Radeon RX 7900 XTX e a RX 7900 XT, estas chegaram relativamente tarde ao mercado. Apesar disso, estas GPUs estão atualmente disponíveis nos retalhistas dos EUA, o que sugere que a descontinuação pode não ser iminente. Vale a pena referir que a MSI não lançou os modelos RX 7800 XT ou 7700 XT, mas esta decisão é atribuída a considerações que vão para além da mera popularidade.

A MSI, tal como outros AIBs, precisa de gerir as margens e a procura do mercado ao decidir quais os produtos a que deve dar prioridade. O foco da empresa nas GPUs RTX da NVIDIA é impulsionado pela maior procura observada entre os jogadores, particularmente para as RTX 40 e as GPUs RTX 30 / RX 6000 mais antigas. Esta preferência por GPUs NVIDIA levou a MSI a dar prioridade à sua linha RTX, mas não exclui a possibilidade de oferecer GPUs AMD Radeon no futuro, se a procura mudar.?

Lê também