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Muitos jogadores ocidentais não se interessam pelos jogos japoneses

Produtor da Konami diz que indústria mudou.

O produtor da Konami que esteve envolvido no jogo N3: Ninety-Nine Nights deu a sua opinião sobre o declínio da indústria japonesa de videojogos.

"É difícil. Como sabem a indústria mudou. É um negócio totalmente diferente se compararmos como era há cinco anos atrás. Esta é a minha opinião pessoal, mas muitos jogadores ocidentais já não jogam a jogos japoneses ou talvez até nunca tenham jogado a jogos japoneses. Eles não se interessam por jogos japoneses," disse Tak Fujii, produtor da Konami, ao Siliconera.

Keiji Inafune, criador de Mega Man, já tinha dito em 2009 que a indústria de videojogos no Japão estava morta e referiu no ano passado que o Japão estava cinco anos atrasado em relação ao Ocidente.

"Eu olho em redor do Tokyo Game Show, e vejo toda a gente a fazer jogos horríveis," disse Inafune.

Fujii também se mostrou pessimista e apontou os jogadores Call of Duty como uma prova que apoia aquilo que ele pensa.

"Ok, existe uma grande série FPS no Ocidente, tem números grandiosos. Talvez metade ou mais de metade daqueles jogadores compraram hardware só para jogar àquele jogo. Eles têm em mente apenas um jogo e continuam a comprar mapas descarregáveis, conteúdos adicionais, DLC, DLC, DLC. E então um novo jogo é lançado e eles vão logo comprá-lo. Eles nunca jogam a jogos de desporto, de ação, e não têm qualquer interesse nos jogos japoneses."

"Antes da Microsoft chegar ao negócio das consolas, o centro do desenvolvimento estava na Nintendo ou na Sony," continuou. "Foi muito útil para nós discutir hardware e tecnologia com eles porque era tudera em Japonês."

"Agora os relatórios têm que ir para a divisão Americana e depois traduzidos para Japonês para a divisão técnica, e depois se algo chegar temos que traduzir isso para Inglês para a equipa de apoio. É difícil. Desde que a América começou a entrar no negócio das consolas, que existe apenas textos de apoio em Inglês e eles estão no mercado Ocidental. Foi útil para eles e os papéis inverteram-se."

No início deste ano a Platinum Games lamentou o fato de haver cada vez menos originalidade por entre os jogos nipónicos.

Numa carta aberta ao público, Tatsuya Minami, CEO da Platinum Games, disse que, "As surpresas refrescantes que eu mencionei estão a tornar-se cada vez mais escassas, principalmente na nossa casa no Japão. Ainda nem há muito tempo o Japão liderava a indústria, e não era descabido dizer-se que era uma especialidade única dos japoneses, agora parece que as companhias de jogos japoneses perderam o seu vigor."

"As séries crescem cada vez mais; os títulos originais estão em declínio. Os jogos que são uma novidade na sua essência estão a desaparecer. Os jogos japoneses que foram aclamados mundialmente estão a desaparecer. Este estado das coisas entristece-nos profundamente."

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